Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player




Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/saofi719/public_html/meu_cadastro.php on line 7
Alterar

Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/saofi719/public_html/alterar_cadastro.php on line 8
Nome:
Login:
Senha:
Estado:
Cidade:


banner





banner



banner





banner

banner



Online: 23

Notícias
   
Site











Online: 23
    Data: 21/10/16  às 11:43      

Associação Musical 22 de Outubro completa 100 anos neste sábado 22




A Associação Musical 22 de Outubro completará 100 anos neste sábado (22) e com muito esforço e apoio de algumas pessoas da comunidade, será oferecido um almoço, assim como haverá uma alvorada às 0h5h da manhã de sábado , saindo da sede da banda (em frente à antiga estação ferroviária), e a noite haverá uma retreta comemorativa no Salão Nobre do Colégio Estadual de São Fidélis.

Fundada em 1916 - a partir de um movimento de músicos importantes da época, após o término da Sociedade Musical Euterpe Comercial. Pela vontade de triunfar, o jovem Antônio Coelho, foi quem reuniu o maior número de rapazes para que a composição oficial da banda fosse feita e registrada. Apoiado pelo maestro cubano, Francisco Lucas Duchesne, primeiro maestro da Banda 22 de outubro, que sugeriu tal nome para o batismo da banda em homenagem ao seu ex-aluno e grande músico flautista, Patápio Silva, que nasceu no dia 22 de outubro de 1880 na cidade de Itaocara (quando esta ainda era distrito de São Fidélis), e morreu aos 27 anos de idade em 1907 na cidade de Florianópolis - SC.

Patápio silva era músico e flautista, cuja Banda 22 de outubro tem seu nome em homenagem a ele que nasceu no dia 22 de outubro de 1880, na cidade de Itaocara que se chamava São José da Leonissa da Pedra, e era distrito de São Fidélis na época.

Atualmente, a Banda 22 de outubro vem atravessando dificuldades, mas continua sendo regida pelo espírito da boa vontade de alguns músicos para que a arte musical não seja interrompida.  Pedro Mariano, apesar de se encontrar bastante adoentado, ainda é responsável pela associação Musical 22 de Outubro na condição de presidente de honra.

Neidnéa Sardinha é considerada uma guerreira que comanda a parte de instrução musical a um grupo de adolescentes e demais aficionados por música, bem como é a maestrina da banda há anos, praticamente exercendo a função como voluntária, visto o valor simbólico que recebe não pagaria uma mensalidade em qualquer escola de música no país, para quem estuda ou ensina domínio instrumental.

Ainda assim há quem considera que é preciso que a Associação Musical 22 de Outubro  tenha uma  diretoria afinada e experiente,  para que a entidade possa se reorganizar e firmar convênios através de parcerias com empresas  e órgãos governamentais  para, de fato, ter sustentação e continuidade na formação de músicos  e outros projetos agregados com a arte musical.

Quem desejar conhecer demais imagens registradas sobre a Associação Musical 22 de Outubro - basta acessar a rede social da nossa revista no facebook  https://www.facebook.com/SaoFidelis

Por Nelzimar Lacerda

 

 























Copyright © 2001 - 2017  www.saofidelisrj.com.br | Todos os Direitos Reservados.

   empresa responsável Consultoria RP4 & Comunicação   Registro DRT/RJ nº 29740