Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player




Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/saofi719/public_html/meu_cadastro.php on line 7
Alterar

Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/saofi719/public_html/alterar_cadastro.php on line 8
Nome:
Login:
Senha:
Estado:
Cidade:


banner



banner



banner

banner

banner



Online: 11

Notícias
   
Site











Online: 11
    Data: 08/11/16  às 23:51      

Emater e Conselho dos produtores agrícolas do município promovem evento para incentivar o cultivo da banana cuja escassez tem afetado às fábricas de doces




A Emater e o Conselho dos produtores agrícolas do município de São Fidélis promoveram um encontro com diversos produtores agrícolas do município, na tarde de segunda-feira (8) na sede da Associação Comercial Industrial e Agrícola do município com os palestrantes e pesquisadores em fruticultura Francisco Maldonado e Carlos David Ide para falar para os produtores especificamente sobre as técnicas modernas para o cultivo da banana.

O encontro teve como objetivo central falar não só da baixa produção do cultivo da banana na cidade, mas, sobretudo, da importância de diversificar para que se possa reduzir o problema ora enfrentado, pois investir em determinados produtos da linha de olericultura pode não ser um bom negócio.

Com isso tem afetado a produção nas fábricas de doces que estão tendo que comprar banana de outros estados e com custo elevado. Tal preocupação levou a Emater e o Conselho a promoverem esse encontro com os produtores e diversos representantes de outros segmentos e, assim esclarecer sobre o problema da escassez da banana na Cidade Poema - que já foi um dos maiores produtos de banana do interior do estado.

No entanto, atualmente, com a baixa produtividade estimada tem deixado os donos de fábricas de doces bastante preocupados porque não estão conseguindo achar matéria prima e com isso estão tendo que recorrer à compra do produto de outros estados, entre eles, Espírito Santo, de modo a que o custo do produto e mais o frete, segundo os donos de fábricas – torna-se um custo bastante elevado, quando, se houvesse oferta da banana produzida no município em escala que pudesse atender às fábricas, não se pagaria um valor tão alto.   

Segundo o supervisor da Emater, Theodoro Pinheiro Filho, por conta dessa escassez o município de São Fidélis que já teve 17 fábricas de doces e, atualmente - conta com apenas 7 fábricas que atingem apenas 30% da capacidade de produtividade.  Essa redução da produção acaba afetando não só a cadeia produtiva que abastecia diversos estados – também contribui para a redução da empregabilidade. O município já contou com fábrica de doces que tinha 600 empregados, assim como a média de saída de  caminhões de doces por semana para demais estados do país - era de 10 a 12 caminhões.

O evento foi aberto às 13h30 pelo supervisor da Emater – Theodoro Pinheiro Filho e contou com as presenças que fizeram parte da mesa - representante da Pesagro, Julio Cesar Monteiro de Barros; gerente do Banco do Brasil - Nélio Fabiano de Azevedo Andrade; representante do Rotary de São Fidélis, Eugênio; prefeito eleito Amarildo Henrique Alcântara; vice-prefeito eleito, José Wiliam Ribeiro e demais vereadores eleitos.


Por Nelzimar Lacerda 

 





















Copyright © 2001 - 2018  www.saofidelisrj.com.br | Todos os Direitos Reservados.

   empresa responsável Consultoria RP4 & Comunicação   Registro DRT/RJ nº 29740