Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player




Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/saofi719/public_html/meu_cadastro.php on line 7
Alterar

Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/saofi719/public_html/alterar_cadastro.php on line 8
Nome:
Login:
Senha:
Estado:
Cidade:


banner

banner







banner





banner

banner



Online: 11

Notícias
   
Site











Online: 11
    Data: 11/12/16  às 11:34      

Gestores e Movimentos Culturais de todas as regiões iniciam mobilização em prol da manutenção da Secretaria de Estado de Cultura que Pezão quer extinguir




O Norte Fluminense também está mobilizado pela manutenção da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) que deverá ser extinta e incorporada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação a partir de janeiro de 2017, conforme anúncio do governador Luiz Fernando Pezão. Mas os movimentos e gestores já iniciaram a defesa pela manutenção de um órgão que é extremamente importante, bem como sempre foi o que menos gastos e apoios de governos tiveram. 

O Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC) vem se mobilizando e deliberando diversas ações em prol da permanência da SEC. A prova disso, valeu o encontro na região Norte Fluminense realizado no dia 1º de dezembro, na Academia Campista de Letras, com a presença da presidente do CEPC, Cleise Campos.

Com a campanha FICASEC, o Conselho já se reuniu nas outras nove regiões culturais do Estado, além de ter articulado uma Audiência Pública organizada pela Comissão de Cultura da ALERJ e realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no último dia 24 de novembro, o Conselho se articula, ainda, com os deputados estaduais argumentando sobre a importância da Secretaria de Estado de Cultura.

Outras iniciativas foram definidas na reunião do Conselho - também no Museu do Ingá, em Niterói, além de um ato público realizado no dia 7 de dezembro, das 15 às 20 horas, em frente ao Teatro Municipal, com apresentações artísticas de todos os segmentos. Outra ação deliberada é de buscar o apoio e engajamento das instituições culturais e sociais do Estado do Rio de Janeiro.  O Conselho solicitou também uma audiência com o governador para diálogo em defesa da SEC.

Segundo Cleise Campos, a pauta especial são as reflexões e debate da conjuntura atual do cenário do Estado do Rio de Janeiro, em função das mudanças anunciadas na estrutura administrativa/executiva do Governo, que implica na fusão da pasta da Cultura, em outra estrutura administrativa, e sua implicação na efetivação do Sistema Estadual de Cultura do RJ em curso.

Para o representante do Conselho Regional, Bruno Costa não há mais espaço para retrocesso. “Precisamos continuar avançando. Não é coerente um gestor que ratifica um Sistema de Cultura, que ratifica um Conselho Estadual, extinguir uma Secretaria de Cultura. Estamos falando de arte, de diversidade, desenvolvimento humano e também desenvolvimento econômico. Quando fomentamos cultura está falando de nosso modo de vida, dos saberes, do patrimônio. Cultura é o coração de uma sociedade”, ressalta, acrescentando que a contenção de despesas é pífia diante da necessidade de continuidade das políticas culturais fluminenses.

Via redação

 

 

















Copyright © 2001 - 2017  www.saofidelisrj.com.br | Todos os Direitos Reservados.

   empresa responsável Consultoria RP4 & Comunicação   Registro DRT/RJ nº 29740