Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player




Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/saofi719/public_html/meu_cadastro.php on line 7
Alterar

Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/saofi719/public_html/alterar_cadastro.php on line 8
Nome:
Login:
Senha:
Estado:
Cidade:


banner







banner

banner





banner

banner



Online: 11

Notícias
   
Site











Online: 11
    Data: 04/06/17  às 22:52      

Grupo Unidos para a Natureza realiza mais uma etapa de plantio de mudas de árvores na manhã de domingo e já é considerado um grupo de utilidade pública




Unidos para a Natureza abre a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, porém já conta com muitas ações realizadas em prol da natureza, cujos trabalhos voluntários são diariamente, vistos em diferentes áreas dentro do município. O grupo foi fundado no ano de 2015, através de quatro integrantes (Flávio Marchioro, Luiz Carlos Betencoste, Vinícius Alves Navega e John-Van-De -Berk – Lopes), quando resolveram se unir para a realização de atividades voluntárias em função do reflorestamento nas áreas desmatadas dentro do município.

Neste domingo (4) foi feito um plantio de árvores na beira rio - próximo à Ponte Metálica, local este que já conta com várias mudas plantadas pelo grupo há um ano. O grupo contou com o apoio e a presença do Secretário Municipal de Desenvolvimento Ambiental – Thiago, acompanhado de sua esposa e filha, e demais pessoas que apoiam as atividades voluntárias do grupo Unidos para a Natureza, em mais uma etapa de reflorestamento.

Nesses quase dois anos de fundação, o grupo contabiliza duas mil mudas de árvores produzidas, além de plantadas e doadas, bem como quando o grupo nasceu havia quatro integrantes, hoje já são aproximadamente - 30 pessoas engajadas pela causa e na qual todos os integrantes acreditam num crescimento maior por conta da importante proposta Unidos para a Natureza. Entre os participantes, um fato notório chama a atenção: a presença de crianças e pré-adolescentes imbuídos na causa.

Sendo assim, a primeira ação contou com o plantio de 22 mudas distribuídas entre as Ruas Presidente Kennedy, nas proximidades da linha férrea em frente à Delegacia de Polícia; na Rua Euclides da Cunha, próxima à CEDAE e na beira rio próximo à Ponte Metálica. Todas as ações em prol do trabalho voluntário realizado pelo grupo em prol do meio ambiente são registradas em ata.

O grupo é totalmente independente e não tem fins lucrativos, político ou religioso, de modo não aceita de jeito algum nenhum tipo de ajuda financeira, seja por parte de pessoa jurídica ou física. A finalidade estatutária do grupo visa somente ações a serem executadas em função da preservação da natureza, reflorestamento com plantios de mudas de árvores, sendo frutíferas ou não.

A ajuda permitida e bem vinda para o grupo só pode ser através de doação de sementes, mudas, caixinhas de leite e de sucos, para serem reaproveitadas no preparo das mudas de planta e ferramentas para escavar buracos, enxadas, isto é, ferramentas necessárias para quem mexe com a terra.

Flávio conta que quando o grupo nasceu e começou a fazer o plantio de árvores, sofreram muita pressão e até algumas tentativas por parte de algumas pessoas que desejavam fazer com que o grupo deixasse de agir. “Foi muito difícil no começo dos primeiros plantios de mudas de árvores, como por exemplo, na beira rio, haviam alguns obstáculos, mas com muita insistência, coragem, atitude e diálogo, nós conseguimos superar as dificuldades e perseguições. Tivemos que dormir várias noites na beira rio para poder vigiar as mudas que foram plantadas, visto que logo assim que realizamos os trabalhos de plantio no local, as mudas começaram a ser arrancadas, isto é, um ato maldoso, mas a partir do momento que passamos a vigiar, não aconteceram mais esse tipo de maldade com as mudas plantadas”, afirmou Flávio.

Está prevista a vinda do Dr Alcides Pissinatti à cidade cuja data ainda será agendada. Ele é considerado um dos mais renomados especialistas em estudos ambientais do estado do Rio de Janeiro e com um vasto currículo em experiência na área de preservação, espécies, reflorestamento, plantio e etc.

O grupo vai enviar convite, e assim que a data for acertada será divulgada para a imprensa. Ainda, quem desejar fazer doação de caixinhas de leite e de suco para o grupo reaproveita-las no preparo das mudas, poderá entrar em contato com Luiz Carlos e Flavio, através dos tels via in box com a redação do site SF RJ.

Na próxima semana, o grupo Unidos para a Natureza receberá certificado da Associação Cultual Fidelense e revista eletrônica www.saofidelisrj.com.br em reconhecimento das atividades realizadas pelo grupo em prol da natureza.



Por Nelzimar Lacerda  























Copyright © 2001 - 2017  www.saofidelisrj.com.br | Todos os Direitos Reservados.

   empresa responsável Consultoria RP4 & Comunicação   Registro DRT/RJ nº 29740