Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player




Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/saofi719/public_html/meu_cadastro.php on line 7
Alterar

Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/saofi719/public_html/alterar_cadastro.php on line 8
Nome:
Login:
Senha:
Estado:
Cidade:


banner



banner







banner



banner

banner



Online: 9

Notícias
   
Site











Online: 9
    Data: 18/01/17  às 22:18      

Norte Fluminense será contemplado com 1200 vagas de cursos técnicos em cultura




Os nove municípios da região Norte Fluminense serão contemplados com cursos técnicos em arte. O projeto​ MEDIOTEC, ação do PRONATEC/Cultura voltada para formação técnica para alunos do ensino médio da rede pública estadual, será desenvolvido numa parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC/RJ) e a Coordenação Geral de Formação Técnica, Gestão e Produção da Secretaria da Economia da Cultura do Ministério da Cultura (Minc).

​Com carga horária de 800 a 1.400 horas, os cursos terão 25 participantes em cada turma, duração de um ano e meio, com início previsto para junho deste ano e encerramento em dezembro de 2018. Curso Técnico em Arte Dramática, Produção de Áudio e Vídeo, Conservação e Restauro Artes Visuais, Cenografia, Museologia, Rádio e TV, dentre outros, foram direcionados para o Norte Fluminense, de acordo com o perfil cultural de cada município. Esses cursos serão totalmente custeados pelo MEC, não havendo necessidade de contrapartida dos municípios, do Estado, ou do MINC.

Segundo Bruno Costa, conselheiro estadual de Política Cultural, representante do Norte Fluminense, este é um momento ímpar e uma vitória para a região. “Conseguimos abranger todos os nove municípios dentro de uma articulação com os colégios, agentes culturais, professores de arte para que pudéssemos nos aproximar ao máximo do perfil de cada cidade, mas também analisando a necessidade do mercado cultural”, ressalta, acrescentando que teve um trabalho minucioso para detalhar as vagas: “percepção cultural, análise populacional, percentual de alunos por escola foram alguns dos critérios levados em consideração”.

As vagas serão ofertadas e executadas exclusivamente para alunos das escolas estaduais do Rio de Janeiro que estejam cursando o ​Ensino Médio. As próximas etapas como inscrições dos alunos, critérios para contratação de professores com capacitação específica comprovada, local das aulas nas escolas, dia e horário, bem como material necessário para produtiva execução da ação, serão acordadas na sequência da tratativa já iniciada com o Ministério da Cultura, após negociação e ajustes de praxe com a Secretaria de Estado de Educação.

 “Os jovens devem aproveitar a oportunidade para se qualificarem no campo cultural que tem um potencial estratégico. O Norte Fluminense tem a cultura em seu DNA e se faz necessário fomentar toda a cadeia produtiva, simbólica, como forma de fortalecimento do desenvolvimento social e econômico”, destaca o conselheiro, lembrando que um colégio pode escolher o mesmo curso de outro.

Ao todo serão formadas 48 turmas no Norte Fluminense e estarão envolvidos 24 colégios. Campos: 5 colégios, 18 turmas, 8 cursos distintos; Macaé: 4 colégios, 12 turmas, 9 cursos distintos; São João da Barra: 5 colégios, 5 turmas, 5 cursos distintos; Quissamã: 2 colégios, 4 turmas, 4 cursos distintos; São Fidélis: 2 colégios, 3 turmas, 3 cursos distintos; São Francisco de Itabapoana: 3 colégios, 3 turmas, 3 cursos distintos. Cardoso Moreira, Conceição de Macabu e Carapebus terão um colégio participante, uma turma e um curso em cada município.

Via redação - Bruno Costa

 

 



















Copyright © 2001 - 2017  www.saofidelisrj.com.br | Todos os Direitos Reservados.

   empresa responsável Consultoria RP4 & Comunicação   Registro DRT/RJ nº 29740