Sala Infantil da Biblioteca Municipal Corina Peixoto de Araújo, um espaço onde a leitura dá asas para a imaginação com alunos da Escola Municipal Elvídeo Costa.

21 de outubro de 2015

A sala Infantil da Biblioteca Municipal Corina Peixoto de Araújo tem histórias para contar dos muitos leitores que por ela passaram. Muitos jovens na casa dos 30 anos, formados em diversas áreas e que brilham em suas carreiras dentro ou fora da cidade, pela Sala Infantil deixaram suas histórias, bem como nela adquiriram o hábito e o gosto pela leitura. Foi um projeto instituído no governo do falecido prefeito Guilherme Tito de Azevedo, através da secretária Municipal de Cultura, Rita Maria Abreu Maia (in memorian). 

A professora Sônia Marta Jardim era quem ministrava as atividades de leitura, desenhos e montagem de peças de teatrinhos com os alunos que frequentaram a Sala Infantil de leitura. Foram anos de atividades de leitura desenvolvidas na Sala Infantil até que a partir de 2005, a Sala Infantil foi desativada para ser espaço ocupado pelo CIC – Centro de Internet Comunitário. Daí a Sala Infantil foi instalada em outra bem menor.

E na terça-feira (20) a Sala Infantil parecia reviver um de seus momentos marcantes e de agitação com o mundo da leitura e do teatro com os alunos do 1º ano do ensino fundamental I da escola municipal Elvídeo Costa – que ficaram encantados ao participarem da oficina de história, bem como assistirem ao esquete teatral – ‘O ladrão de alegria’. E tudo foi organizado pelas estagiárias do curso de Pedagogia do Cederj – Alice Fernandes e Mirela Soares Menezes (que já foi aluna da Sala Infantil da Biblioteca). Mirela foi responsável por uma espécie de upgrade na Sala Infantil da Biblioteca Municipal, de modo a que possa incentivar aos demais professores a usarem suas criatividades para planejarem atividades de incentivos à leitura e estimulação aos alunos. 

Em época na qual a chamada “Idade Mídia” tem afastado cada vez mais as crianças, adolescentes e jovens das bibliotecas e da leitura para dar espaço a jogos em aparelhos celulares, oportunamente, poder prestigiar um trabalho de tão grande valor quanto foi o que a pedagoga Mirela desenvolveu, é, de fato, considerado digno de aplausos. Participaram das atividades, além dos alunos que fizeram parte da peça teatral, a pastora Valquíria da Igreja Batista Central, a professora Cecília Maria Barroso da Silva e a pedagoga Regina Jardim. A Sala Infantil é um espaço aberto para qualquer criança, bem como disponibiliza o empréstimo de livros através do cadastro de cada leitor infantil e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Por: Nelzimar Lacerda






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740