A 1ª igreja Batista em São Fidélis vai completar 120 anos no dia (27/07) e as comemorações prometem ser mais um marco de celebrações de grandes louvores e agradecimentos pela pedra edificada do templo de Deus que, ao longo de todos esses anos, tem sido a porta aberta para todos que procuram e buscam seguir o Evangelho.
As comemorações serão várias e já começaram no último sábado (5) com o culto das mulheres e seguem até o final de julho. Ainda, encontra-se em fase de produção um documentário que narrará o contexto histórico da 1ª Igreja Batista até os dias atuais, em especial, das atividades missionárias, sociais e culturais realizadas pela Igreja.
Apesar da ampliação ocorrida na parte estrutural e física de todo o Templo, porém a primeira igreja construída está totalmente preservada na sua parte arquitetônica em estilo neoclássico preservado por ser considerado um patrimônio histórico.
Fundada em 1894 pelo Missionário Salomão Luiz Ginsburg, a 1ª Igreja cresceu tanto nas obras sociais, bem como nas demais atividades missionárias, envolvendo jovens e adolescentes, entre eles, o Conexão Jovens Conectados com Cristo, cuja função é unir, instruir e desenvolver atividades para que os jovens possam s envolver com obras de Deus. Nela, todos contam com a Escola Bíblica Dominical, Ministério Diaconal, União Feminina Missionária Batista, Jovens Cristãos e os Mensageiros do Rei.
A 1ª Igreja Batista conta também com várias congregações nos seguintes locais; Congregação Batista em Valão de Areia, Congregação Batista em Vargem Grande, Palmital e Morro do Fábio.
Dentre as de ação social, destacam-se o Ministério de Ação Social da PIBSF que oferece atendimentos médicos, farmacêuticas, assessoria jurídica, nutricionista, psicologia, fisioterapia, massoterapia e o AMAR OBRAS SOCIAIS – “Respeitar é aceitar, acolher, amar e querer bem”. O atual pastor da Igreja é Hermínio Pinheiro Pandino, juntamente com o pastor auxiliar – Tadeu Delfino Basílio. Do fundador da 1ª Igreja Batista – Salomão Luiz Ginsburg:
Filho de pais judeus, Ginsburg nasceu em 06 de agosto de 1867, na Polônia. Desde novo Ginsburg já demonstrava ser um servo e instrumento de Deus, ungido e destemido, atravessou diversas fronteiras pelo mundo afora para pregar o Evangelho, a palavra de Deus, bem como fundar congregações numa época em que seguir o Cristianismo lhe custou prisão, torturas e perseguições por ter sido um missionário a serviço das obras Cristãs.
O missionário Ginsburg, além de ter sido perseguido também em São Fidélis foi preso e torturado, sendo que foi transportado de trem para Niteroi. Entretanto, após vencer todas as barreiras, ele volta para a Cidade Poema para dar continuidade aos trabalhos missionários, bem como em outras cidades, entre elas, Campos e Macaé.
Reportagem e fotos: Nelzimar Lacerda