O 1º Festival Caminhos do Açúcar, um evento inédito que agitou o fim de semana em São Fidélis, foi um sucesso. A realização do evento é do Cidennf – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense, o qual é integrado por 19 municípios das Regiões Norte e Noroeste Fluminense – entra para a história na categoria eventos. O escopo desse macro evento pensado estrategicamente pelo Cidennf tem, essencialmente, fazer com cada município tenha seus atrativos turísticos com grande visibilidade não somente em nível regional, mas, também nacional.
De fato, considera-se que essa ação era o que realmente faltava aos municípios que se encontram muito mais distantes da capital, onde a grade de eventos é imensamente maior , e, na maioria das vezes, os municípios que têm seus potenciais produtos turísticos nas mais variadas vertentes, sejam, na economia criativa, agricultura familiar, artesanato, história, cultura, música, danças e etc, produtos estes que formam o núcleo de desenvolvimento para o turismo, enquanto forte aliado para a emancipação econômica de qualquer cidade, ficava à margem de uma visibilidade maior.
Com o Festival Caminhos do Açúcar, novas fronteiras serão abertas para essa rota turística que faz com que esses municípios das regiões integrantes, que formam esse vasto universo de atrativos ou produtos turísticos diversos de cada Região se fortaleça. Historicamente, a cana de açúcar foi um dos alicerces da economia não só Regional, mas do País como um todo, com as Usinas e engenhos que operavam a todo vapor. Sendo assim, é o passado, o presente e o futuro regido na história da cana de açúcar, o que possibilitará grande visibilidade nesse contexto interativo, a partir desses caminhos do açúcar em busca de novos horizontes.
Foram três dia com muitas atividades e entretenimento no 1º Festival Caminhos do Açúcar em São que contou com apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Fidélis, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Turismo, e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Emater-Rio; do Senar-Rio, Sebrae-Rio, TurisRio e Governo Federal, através do Ministério do Turismo.
Um evento que veio para fortalecer as potencialidades de cada município que íntegra o Cidennf, de modo a destacar os produtos turísticos de cada um em seus mais variados aspectos, sejam com base na economia criativa, industrial, agricultura familiar, cultural e etc. A rota turística vai possibilitar o fortalecimento também do marketing desses atrativos turísticos por diversas regiões do estado e também em nível nacional.
O evento turístico contou com feira de artesanato, restaurantes com pratos exclusivos para o festival e com preço único de R$ 30, comercialização de produtos, apresentações de atrativos turísticos, capacitações, oficinas, shows regionais e muito mais. Os visitantes puderam desfrutar de uma experiência completa, valorizando a gastronomia e as culturas tradicionais das regiões.
Veja no link abaixo a abertura com diversos prefeitos e demais autoridades presentes na abertura e imagens dos flashes da cobertura por Nelzimar Lacerda – São Fidélis RJ
https://www.instagram.com/reel/CsfkxKeMMMl/