A 34ª Subseção da OAB de São Fidélis, em comemoração ao mês do advogado, promoveu na manhã desta quinta-feira (18) uma reunião com os juízes de Direito da Comarca de São Fidélis, com um café no fórum, quando, na ocasião, foi entregue uma pauta reivindicatória para melhores atendimentos na aceleração dos processos. Na oportunidade – foram pontuadas várias sugestões no sentindo de ajustar melhores atendimentos aos advogados para que os mesmos possam ser compreendidos pelos seus clientes em relação à questão das tramitações processuais.
Os meritíssimos juízes de Direito Dr. Otávio Mauro Nobre e Dr. Márcio Roberto da Costa, após compartilharem do café com diversos advogados presentes, receberam das mãos do presidente da OAB Dr. Glaydson Gil dos Santos a pauta e, em seguida, iniciaram as falas com considerações sobre as sugestões referendadas no que segue a pauta com pedidos de sugestões para um ajuste de melhorias com vistas na celeridade processual.
Durante as explanações dos representantes da OAB – uma das mais acentuadas reclamações em destaque está relacionada ao atendimento e a forma pela qual segundo alguns advogados em bate papo com a reportagem – é como são recebidos nos cartórios quando vão em busca de informações sobre o andamento de processos e que acabam retornando para seus escritórios bastante constrangidos, e sem poder dar informações correlatas sobre o andamento processual em tempo hábil para seus clientes.
Não obstante, também foi colocado no bate papo sobre algumas possíveis melhorias dos espaços físicos do fórum da Comarca para um atendimento com mais comodidade para todos que atuam no dia a dia da justiça local.
Quanto às explanações dos juízes, Dr. Otávio fez uma grande explanação ao se pronunciar a respeito das reais dificuldades ora apresentadas pelos advogados como uma situação do ponto de vista tanto conjuntural e estrutural, pela qual todos que atuam na área da justiça passam. Destacou importantes trechos que refletem não somente em relação à morosidade, mas considerou alguns avanços importantes no sistema virtual em relação aos processos online, o que é uma realidade a ser considerada, levando-se em conta também o atendimento e demais audiências no contexto jurisdicional híbrido.
Ainda sobre o andamento de processos, o meritíssimo ressaltou uma das questões técnicas e administrativas que todos já conhecem, como, por exemplo, a falta de funcionários serventuários, cuja questão não depende da Comarca e sim do Tribunal Estadual. Destacou também outras dificuldades relacionadas à forma em que chegam determinadas petições via online, por exemplo, com alguns aspectos a serem considerados importantes para a fundamentação processual. Em determinadas situações, os advogados precisam levar em conta que as petições precisam estar tecnicamente ajustadas para que os juízes possam acompanhar de forma linear todo o contexto da fundamentação com suas peças principais bem alocadas, para que o andamento em questão sentencial considerado, também aconteça em tempo hábil e coerente, bem como obedecendo a outras demandas relevantes.
Sendo assim, com base neste resumo acompanhado pela reportagem do SF RJ, a reunião foi bem proveitosa e, consideravelmente, deixou os advogados presentes esperançosos e satisfeitos ao serem recebidos e ouvidos pelos dois juízes – que disseram estar abertos para receberem os representantes numa próxima reunião com a comissão da OAB, após análise da pauta, e assim promover ajustes das solicitações ora apresentadas dentro que for possível para tais melhorias e avanços na celeridade processual.
Outras ações importantes realizadas pela 34ª Seção OAB em São Fidélis
Vale destacar que a OAB São Fidélis tem realizado uma série de ações estratégicas de encontro com a comunidade, dentre elas, o ‘Agosto lilás’, cujo evento foi realizado no auditório da OAB São Fidélis, nesta quinta-feira, e contou com um bate papo sobre a Lei Maria da Penha (violência contra a mulher).
Outros eventos realizado pela 34ª OAB São Fidélis nesta semana em que se comemora o mês do advogado – foram realizadas palestras sobre bullyng no Colégio Estadual Barão de Macaúbas, Colégio Elvídeo Costa e no Ciep Joaquim Maia Brandão.
Já na próxima semana, a comissão de advogados terá uma reunião no 8º Batalhão em Campos dos Goytacazes sobre a Patrulha Maria da Penha em São Fidélis.
Por Nelzimar Lacerda – São Fidélis RJ