Abertura do Natal de Luz e Canção contou com a apresentação da orquestra Mariuccia Iacovino (Orquestranda a Vida) numa parceria do Sesc.

14 de dezembro de 2014

A abertura do evento Natal de Luz e Canção na noite de sábado (13) levou grande público para o jardim Presidente Vargas para prestigiar a grandiosa apresentação da orquestra Mariuccia Iacovino – ONG Orquestrando a Vida, em que parceria veio do Sesc e a Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania.

Apesar da chuva que começou a cair na hora da apresentação, mesmo assim o público não foi embora e muita gente procurou lugares debaixo das árvores da praça e do jardim, para acompanhar o show da orquestra. 

Fundada em março de 1998, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, pertecente à Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos do Brasil. Desde sua fundação, este grupo sinfônico é ma mantido pela Ong Orquestrando a Vida, que reúne, atualmente, cerca de 105 integrantes, originados de diversas camadas sociais, principalmente aquelas menos favorecidas e inseridos na faixa de 11 aos 18 anos e tem a direção artística e regência do maestro Luis Maurício Carneiro e direção geral do maestro Jony William Villela.

Durante todos os anos de existência, a Orquestra vem sendo considerada uma iniciativa inédita, não só no Estado do Rio de Janeiro, mas no Brasil e na América do Sul, sendo a primeira orquestra brasileira a fazer parte do projeto Venezuelano. “El Sistema” da FESNOJIV (Fundacion Del Estado para El Sistema Nacional de las Orquestras Juveniles e Infatiles de Venezuela) que mantém um intercâmbio de professores e alunos, o que denota o reconhecimento internacional de que goza esta iniciativa. O que também suscitou os maiores elogios de Yo-yo ma Perlman pela seriedade do trabalho, que abrange 1800 jovens e que existe há 14 anos na cidade de Campos dos Goytacazes. 

A orquestra já realizou diversas turnês de concertos, inclusive em Nova York e por várias cidades brasileiras e países da América Latina, dentre as quais, podem ser citados Teatro Municipal Trianon. Por ser a primeira vez que a Orquestra se apresenta na “Cidade Poema”, o público aplaudiu de pé e na chuva, além dos elogios para que volte outra vez. 

A parceria do Sesc envolveu outras ações na cidade de SF neste mesmo dia em que foram realizadas a partir das 8h às 16h, várias ações, entre elas, brincadeiras e jogos para criançada, oficinas de artes visuais, esquete teatral, aferição de pressão arterial e hipoglicemia.






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740