Alunos da escola municipal prof. Romualdo emocionam durante visita aos monumentos históricos da cidade ao entrarem na Igreja Matriz e orarem pelo Brasil

24 de maio de 2019

Uma aula de história e recreativa através de um passeio educativo com os alunos e professores da escola municipal professor Romualdo, localizado em Valão dos Milagres.

Assim foi o dia nesta sexta-feira (24), para os alunos do ensino fundamental I da referida escola, cujo planejamento das ações de mais um dia de aula, ganhou estrada afora ao sair da zona rural para um encontro com mais uma gama de conhecimentos e aprendizado que, somados com a alegria, pureza e encantamento nos olhares de cada um dos alunos, eis um motivo a mais para todos que se encontravam presentes, acreditar que a Educação pode e vai salvar o País porque o mesmo só se faz com homens leitores, que valoriza e preserva sua Cultura.

Primeira parada do destino do passeio se deu na Biblioteca e Museu Corina Peixoto de Araújo, onde o encontro amoroso com os livros permitiu uma pergunta logo de cara: “Moça, posso levar o livro para ler”? Gentilmente, a moça respondeu que sim. E o brilho de alegria no olhar de cada um era intenso ao se debruçarem nas estantes, palpando e folheando as páginas dos livros, como se estivessem procurando por seus autores preferidos infantis e gibis afins…

Para os livros que se encontravam adormecidos nas estantes, foi um momento oportuno até para se eliminar a poeira que fazia morada há tempos, desde quando o advento da “Idade Mídia” entrou em cena no quotidiano, onde as mãos passaram a conhecer somente o teclado e olhos fixos para uma tela de computador e celular por parte da maioria não só das crianças, mas da sociedade como um todo.

Mas, de repente, os alunos do professor Romualdo, escola esta que tem o privilégio de existir numa localidade que guarda parte da história de vida de um dos mais renomados ícones da literatura nacional – Euclides da Cunha, que veio morar em São Fidélis ainda com seus três anos de idade.

O passeio segue, com visita guiada pela servidora da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Foram-se em direção para mais um dos monumentos históricos da “Cidade Poema”, isto é, a Igreja Matriz. Ao adentrarem-se no templo, a curiosidade, o olhar fixo sobre cada uma das peças históricas, imagens sagradas, enfim, tudo! Aí veio aquele momento especial que ninguém esperava, quando todos subiram ao altar e veio o inesperado: todos estenderam suas mãozinhas e fizeram a oração sem nenhum comando de pároco ou professor.

O Pai Nosso se fez presente num só coro, no qual as crianças pediam a Deus pelo nosso Brasil em mais um trecho de oração que se faz durante os atos litúrgicos durante a missa. Emocionante que até levou uma das professoras a ter seus olhos cheios d’água de tanta emoção, pois ninguém esperava que aquelas simples crianças entre 5, 6 e 11 anos fossem nos surpreender com uma aula também de fé!

Ainda em visitações em curso, após saírem da Igreja Matriz, uma visita à Praça Benedito Passarinho (em frente ao Hospital Armando Vidal e Prefeitura), paradinha para um lanchinho no estilo piquenique. Em seguida, uma visita com direito uma foto apoteótica no local onde se encontra o monumento aos Frades fundadores da cidade, Frei Angello Maria de Lucca e Victorio de Cambiasca.

E a aula passeio cultural e educativa vai chegando ao fim. A Ponte Metálica fez parte do roteiro sobre um dos mais belos estuários da beleza que reveste a cidade, eis uma parada para contemplar um braço do espelho d’água do rio Paraíba do Sul, e as últimas informações sobre os dados históricos a respeito da Ponte.

Para fechar o passeio, o direito brincar os aguardava com os portões do parquinho da antiga e velha “praça da lagosta” ao lado do MP (hoje praça ex-prefeito Cícero de Moraes), onde a corrida foi geral para os balanços, gangorra, roda gira, areia e escorregador cujo passeio teve seu sabor a mais, com conhecimentos e alegrias.

Por Nelzimar Lacerda






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740