O fidelense Américo Xavier Maia Neto será empossado novo governador do Rotary no próximo sábado (27). Com um histórico bastante importante como empreendedor e gestor no IRLA – Instituto Renan e Lídia Abreu, Américo Maia é de família tradicional no município e sempre esteve a frente projetos socioambientais, além de ser empresário cuja empresa é a ADCOS Cosméticos.
Na linha sucessória em que grandes nomes representaram a entidade no Brasil, Américo Maia será mais um fidelense depois do médico Dr. Juarez Santos Silva (in memorian) e o qual foi também governador do Rotary na década de 80, com grande atuação.
Em entrevista à nossa reportagem, Américo falou da importância dos trabalhos sociais e humanitários que a entidade desenvolve por todo o país e mundo afora com finalidades estritamente, de promover a paz, ajudar pessoas menos favorecidas em vários aspectos. São ajudas de toda natureza, entre elas, doações de óculos, cadeiras de rodas, ofertas de cursos profissionalizantes no sentido de fazer com que o cidadão saiba a “pescar o peixe”, alçar novos voos e ter como lograr emancipação econômica, ou seja, como gerar renda para si, ao contrário de políticas assistencialistas, como por ex., o bolsa família que induz as pessoas a ficarem dependentes e sem perspectiva de um futuro melhor.
O Rotary Clube é um clube de profissionais que congrega líderes das comunidades e que vivem e atuam, fomentando um elevado padrão ética ajudando a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo e que prestam relevantes serviços voluntários não remunerados em favor da sociedade como um todo ou beneficiando em casos específicos, pessoas menos favorecidas ou entidades que atuam em favor dos desamparados. A instituição foi fundada por Paul Harris, em Chicago em 1905 e tem representação em quase todos os países do mundo, além de ser membro permanente da ONU – Organização das Nações Unidas.
Como organismo de nível mundial, é formado por si, mas representando a hierarquia e as normas básicas emanadas da direção geral, que é por um presidente mundial. Cada distrito é administrado por um governador, e cada clube é dirigido por um Conselho Diretor, comandado por um presidente. Todos os cargos são por apenas um ano, o que garante ampla democracia e permite renovação, bem como os cargos são honoríficos, isto é, sem remuneração.
O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;
A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações. Fonte: http://rotarybrasil.com.br/historiahome.htm
A nossa reportagem estará fazendo a cobertura da posse de Américo no próximo sábado (27) na Fazenda da Pedra, bem como a entrevista completa e demais momentos da solenidade estarão divulgados na nossa página.