Apresentação teatral e palestra ministrada levam alunos do Ciep Carmem Carneiro em Campos dos Goytacazes às lágrimas

18 de maio de 2023

Quando o “essencial é invisível aos olhos” e esses mesmos olhos considerados a janela da alma – são capazes de revelar as maiores ausências que uma criança, adolescente e jovem, mostram/mostraram o quanto carecem do amor, carinho, atenção e diálogo. Assim foi a conclusão após uma apresentação teatral e uma palestra intitulada ‘coração paterno’ ministrada pelo pastor Jonelis Barcelos, na quarta-feira (17), no Ciep Municipal 144 Carmem Carneiro no município de Campos dos Goytacazes, e chamou a atenção pelo forte grau de emotividade e reflexão que levarem os alunos presentes às lágrimas quando muitos se depararam com o contexto apresentado.

Foi muito forte o momento vivenciado porque fez com que muitos dos alunos pudessem se abrir, pôr para fora os seus pedidos de ajuda por conta dos problemas que ora têm vividos ou passados no dia a dia em relação aos seus históricos de vidas, principalmente, no tocante aos fragilizados núcleos familiares.

Independente de serem oriundos de comunidades periféricas ou de um estrato social com diversas vulnerabilidades e carências, porém, naquele momento, o que se presenciou foram olhos atentos e cuja reflexão fez com que muitos aos prantos se abrissem em seus desabafos numa oportunidade de acolhimento com direito a abraços do palestrante, dos atores da peça, dos professores e dos colegas.

In tese, tudo demonstra o quanto o ser humano evoluiu tecnologicamente, mas, humanamente, encontra-se ausente de uma gama de valores, de afeto, atenção, carinho e amor. Vivemos num mundo de barbáries, onde nossos jovens, crianças e adolescentes têm estado apáticos, abatidos, desnorteados, impotentes e violentos.

E isso tem levado muitos a se isolarem e viverem agarrados 24h com uma máquina na mão (celular) que tem servido de arma contra a própria vida para uma grande parcela que se encontra vulnerável e acaba aliciada pelas ofertas dos mal-intencionados que se aproveitam das carências de boa parte do público infanto-juvenil para induzir aos caminhos das drogas, do suicídio, bem como através dos jogos violentos instalados em aplicativos nestas pequenas máquinas chamados celulares.

Por fim, tira-se a conclusão de que toda ação gera uma reação, de modo que a palestra ministrada foi muito além do que seria encaminhar diversos daqueles estudantes para um psicólogo para tentar diagnosticar um problema de comportamento ou quaisquer outras situações afins que fossem. O mais importante foi permitir aos nossos principais atores de um universo escolar que está em crise neste País por conta da ausência de boa parte da família!

Por Nelzimar Lacerda






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740