Os atos de manifestações realizados neste domingo (26) entrarão para a história do quadro político por terem sido inéditos, bem como é a primeira manifestação que se tem notícia em defesa de um governo e de suas propostas no regime democrático. Boa parte do povo brasileiro cresceu acompanhando manifestações contra governo, mas a favor não é muito comum. Sendo assim, esses atos pro governo Bolsonaro de fato entrarão para a história.
Considera-se que as manifestações deste domingo foram um recado bem dado ao Congresso sendo que foi o próprio causador de ter levado o povo às ruas em defesa do presidente Jair Bolsonaro e, consequentemente, em favor das reformas da Previdência, pacote anticrime de Moro, entre outras.
Um Pais cuja forma de governar sempre foi marcada por governo de coalizão e, sobretudo, pelas práticas da velha política dominada pelo jogo do “toma lá da cá”, tudo indica que ficou claramente visível que o povo está em sintonia com o governo, apesar de se saber que tal das velhas práticas que acabam colocando o executivo refém do Congresso – sempre foi algo marcado e notório.
O povo já entendeu que as reformas são consideradas necessárias para o País crescer de forma organizada e justa, mas, em contrapartida, o presidente Bolsonaro não aceita o que a maioria dos congressistas querem: negociar ou no velho ditado do “toma lá dá cá”. Com isso, o País está parado por falta de uma agenda para as votações, em especial, reforma da Previdência, pacote anticrime e etc.
Logo, se o Congresso achou que Bolsonaro iria se render “às velhas práticas” da forma de governar em se tratando das propostas encaminhadas à Casa que, ironicamente, diz ser do povo, então a resposta foi dada pelo povo em defesa do governo e das propostas nas manifestações pacíficas nas ruas.
No twitter, o presidente Jair Bolsonaro disse: “o caráter pacífico dos atos de hoje traduz a esperança e a confiança do povo no compromisso que nós políticos temos com o futuro do país”.