Biblioteca Municipal Corina Peixoto de Araújo e Museu Memorial Terra de Luz têm recebido grande número de estudantes, pesquisadores e visitantes no dia a dia.

6 de julho de 2015

Quando uma criança é estimulada à leitura desde a mais tenra idade, dificilmente o hábito da procura pelos livros se perderá por mais que se viva em tempos de internet. Da mesma forma que, nada mais importante para que se tenha um país com uma sociedade evoluída a partir de investimentos na Educação e incentivos à leitura. Afinal, “um país se faz com homens leitores”.

Sendo assim, os municípios que ainda têm suas bibliotecas de portas abertas, bem como os pais e escolas que incentivam os filhos e alunos para o caminho da leitura e pesquisas afins, bem como visitas nas bibliotecas para estudos afins, merecem aplausos e serem destacados.

Neste caso, a Biblioteca Municipal Corina Peixoto de Araújo e mais o Museu “Memorial Terra de Luz” em São Fidélis – têm apresentado um índice bastante satisfatório pelas visitações e procura pelos livros cuja instituição conta com um acervo aproximadamente, com 10 mil títulos somados com o acervo literário, infanto juvenil, revistas, CDs, DVDs e demais enciclopédias para pesquisas escolares.

De acordo com os registros de saídas de empréstimos de livros da biblioteca, os dados estatísticos são em torno de 100 empréstimos mensais, além do número de visitantes ao museu anexo que, mesmo com a redução do tempo de atividades nas repartições públicas da prefeitura, cujo decreto baixado em fevereiro e em vigor até dezembro – reduziu a carga horária de funcionamento das repartições públicas municipais, para o horário das 7h às 13h (com exceção das escolas), assim como fez várias prefeituras do estado por conta da crise que acarretou perdas de receitas para os municípios. Mesmo assim, as atividades têm sido realizadas de forma satisfatória para o atendimento ao público.

A instituição mantém um acervo de grande importância em relação à história do município – onde se pode encontrar no pequeno museu um grande número de documentos históricos do Brasil/Império, peças que retratam a época da escravatura, fotografias diversas sobre a história da cidade, mobílias, entre outros. As visitas escolares podem ser agendadas pelo tel da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (22) 2758-6829 – de segunda à sexta-feira, no horário das 7h às 13h. Nos registros das imagens que se seguem estão alunos do CEPUC e da Associação Pestalozzi. 






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740