Tradicionalmente, Boi Carinhoso fez seu desfile na terça-feira (25) de carnaval e marcou mais uma passagem alegre com seus foliões. Esse boi é o único na categoria de boi pintadinhos que a cidade de São Fidélis ainda possui. Boi Carinhoso faz relembrar e reviver os velhos tempos dos carnavais na categoria bois pintadinhos. Além do boi Carinhoso, o bloco conta com mulinhas e bonecos de pau, e sempre arrastou muitos foliões para a avenida.
Para resgatar uma das manifestações mais populares do carnaval em São Fidélis RJ, Zeni Moraes Salles, a Badora, 80 anos, foi buscar no passado a alegria de brincar o carnaval de rua em família: os bois pintadinhos feitos de chita, que animavam os carnavais entre as décadas de 1950 e 1970. Desde o início da atual década, a partir de uma manifestação espontânea dela e com ajuda de seus filhos e netos, Badora coloca nas ruas o Boi Carinhoso, grupo criado por ela que já inspirou um segundo, o Boi Goro, é Badora – considerada uma guerreira por manter o bloco ativo.
O último bloco a encerrar o desfie da última noite de carnaval foi o bloco ‘Sem Banho’ que, enquanto os foliões saiam atrás pulando e cantando, jatos d’água eram lançados sobre a multidão. Ao todo, o carnaval em São Fidélis este ano contou com aproximadamente 15 blocos.
Destaque ainda para a decoração da praça e do palco oficial no jardim Presidente Vargas, organizada pela secretária municipal de cultura e turismo – Wania Borges que, com toda sua maestria na arte de decorar, criar cenários que, com certeza, será sempre muito bem elogiada e destacada pela sua criatividade também.
Por Nelzimar Lacerda