O Bote Fé São Fidélis, reuniu dezenas de pessoas na quinta-feira (16) em ato de acolhimento e comemoração pela chegada da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Desde as 9h da manhã, os fiéis aguardavam a chegada dos símbolos em frente ao Ciep Joaquim Maia Brandão, no bairro Montese de onde saíram em caminhada pelas ruas e colégios da cidade. O evento foi uma forma de manifestação de Fé, Louvor, Agradecimento e Incentivo à Juventude.
A Cruz Peregrina que mede 3,8 metros foi entregue pelo papa João Paulo II há mais de 20 anos, para que seja carregada pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Já o Ícone, foi entregue no ano de 2003, para acompanhar a Cruz pelo Mundo.
O Bote Fé é um conjunto de ações que congrega a Igreja, o Poder Público e a Sociedade Civil em torno da visita dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude para celebrar a mensagem própria que estes carregam e proporcionam situações propícias para o desenvolvimento da evangelização e do bem como da juventude em cada realidade saber qual é o sentimento de um jovem em poder participar da jornada e poder tocar nos símbolos.
Segundo a participante do ato, Larissa Cesário poder participar do Bote Fé e da Jornada Mundial da Juventude é tão oportuno quanto para o fortalecimento espiritual quanto motivador para unir o cristão.
– Acredito que a escolha do Brasil para sediar a Jornada Mundial da Juventude veio em um momento muito oportuno. Para unir, pacificar, restaurar e converter. Não converter à religião (católica) mais a conversão ao Evangelho, ao caminho do Senhor, afinal, conversão é isso, mudança. Você esta de um jeito, caminhando em uma direção, e muda. O Encontro de Jovens tem essa finalidade, mostrar o amor de Deus por nós, mostrar que para ser jovem cristão não precisa ser careta. Que como dizia o nosso querido papa (hoje beato) João Paulo II, tem que ser jovens do jeito jovem de calça jeans, se lascando na faculdade, mas que viva a santidade.
O sentimento ao tocar os símbolos é inexplicável e saber que tantos jovens também tocaram, rezaram, fizeram seus pedidos e depositaram silenciosamente. Poder carregar a cruz, rezar com as mãos nela e sentir uma paz imensurável, um total preenchimento, uma felicidade transbordante.
Antes de chegarem ao estado do Rio, a Cruz e o Ícone percorreram mais de 250 cidades do País. O percurso teve início em julho de 2011, quando os símbolos foram entregues aos jovens Brasileiros no fim da Jornada Mundial da Juventude em Madri, na Espanha.
De São Fidélis, os símbolos seguem para Bom Jesus, Itaperuna e Miracema. Em seguida, serão levados para Niterói, onde no dia 19 de Maio acontece o ultimo Bote Fé antes da Jornada na cidade do Rio de Janeiro.
Reportagem e foto: Vinnicius Cremonez