Os municípios de Cambuci e Campos dos Goytacazes resolvem iniciam de medidas mais rigorosas para conter a movimentação de pessoas nas ruas – sendo assim partem para o lockdowun, visando a refrear o aumento de casos da covid-19. Cambuci inicia a partir desta sexta-feira (15 a 31/05). Já Campos – a partir do dia 18 a 24/05.
O município de Cambuci, localizado no noroeste do estado do Rio de Janeiro, inicia na data de hoje (15) o lockdown. É o primeiro da região e segundo do interior do estado a tomar essa medida extrema como forma de combate a covid-19. Ela foi anunciada nesta sexta pelo prefeito Agnaldinho.
Segundo ele, Cambuci teve o seu primeiro caso no dia 6 de maio e após nove dias registrou o seu décimo quinto caso, um aumento de 1500% nos casos no município. Disse ainda que todos os seis distritos tem casos da doença e isso acende um alarme, porque a contaminação está muito acima da média nacional, afirmou.
Por esse motivo e seguindo as orientações da Organiação Mundial da Saúde – OMS, do governo do estado do Rio de Janeiro e do Ministério Público, ele resolveu decretar o lockdown até o dia 31 de maio. O prefeito Agnaldinho anunciou também que irá adotar barreiras sanitárias em locais estratégicos do município. E que toda atividade comercial não essencial está proibida e também a circulação de pessoas.
Com uma população estimada de 15.505 pessoas, de acordo com o IBGE, em 2019, o município tem em média 1 caso de covid-19 para cada 1000 habitantes.
Já em Campos, que conta com uma população de aproximadamente 600 mil habitantes – segundo Diniz, o município teve um aumento de 50% dos casos confirmados essa semana, com 1 óbito por dia. E o índice de isolamento está em 40, sendo o ideal acima de 70%, afirmou.
Outro dado mais alarmante na comunicação do prefeito, é que 100% dos leitos de UTI do Centro de Combate ao Coronavírus estão ocupados, assim como 87% dos leitos clínicos.
Então, o prefeito publicará amanhã (16), numa edição suplementar do diário oficial, um decreto com medidas de lockdown.
O que é lockdown?
Lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social e quando a recomendação se torna obrigatória. É uma imposição do Estado que significa bloqueio total. No cenário pandêmico, essa medida é a mais rigorosa a ser tomada e serve para desacelerar a propagação do novo Coronavírus, visto que, as medidas de isolamento social e de quarentena não foram suficientes e os casos aumentam diariamente.
Como funciona o lockdown?
Consiste em restringir a circulação da população em lugares públicos, permitindo apenas, e de forma limitada, para questões essenciais, como ir à farmácias, supermercados ou hospitais. O descumprimento dessa regra pode acarretar multas e em toque de recolher, dependendo do governo local.
Assista na íntegra aos vídeos dos prefeito que explicam as medidas.
Por Tony Roger – São Fidélis RJ
Imagem de capa ilustrativa: divulgação internet