A invasão de caramujos em uma residência abandonada que fica na rua Cecínio Faria, no bairro São Vicente de Paulo tem deixado os moradores preocupados. A área encontra-se com mato e lixo cuja combinação não só contribui para a presença da espécie, bem como mais uma oportunidade para proliferação de mosquitos e roedores. Apesar de se saber que durante o fim de semana não será possível obter a presença da equipe da vigilância sanitária e técnicos da área epidemiológica para analisarem os tais caramujos, porém, espera-se que na segunda-feira, após divulgação da notícia e fotos registradas e enviadas pelos próprios moradores, que a solicitação dos mesmos possa ser atendida o mais rápido possível para que se possa evitar mais um problema além da epidemia de dengue que tem tomado conta por toda a região.
Para quem não sabe, caramujos, principalmente o da espécie africano pode transmitir doenças como:
1. Angiostrongilíase meningoencefálica humana Sintomas: dor de cabeça forte e constante, rigidez na nuca e distúrbios do sistema nervoso
2. Angiostrongilíase abdominal Causa perfuração intestinal e hemorragia abdominal (cujos sintomas são: dor abdominal, febre prolongada, anorexia e vômitos). Contaminação A ingestão ou a simples manipulação dos caramujos vivos pode causar a contaminação, pois os vermes são encontrados no muco (secreção) dos caramujos. Ao se instalar em hortas e pomares, o caramujo pode contaminar frutas, verduras e disseminar doenças. Mas não há motivo para pânico: basta orientar crianças sobre os cuidados que devem ter e lavar bem hortaliças e vegetais que serão consumidos in natura.