Casarão sede da fazenda São Benedito – um patrimônio cultural restaurado e o atual proprietário recebe aplausos da população fidelense

3 de julho de 2019

Parte 2 das imagens do casarão restaurado e social da festa comemorativa

Fazenda São Benedito, localizada no município de São Fidélis, um patrimônio histórico, que durante Brasil – Império, foi a residência oficial de João Manoel de Souza, “Barão de Vila Flor”, quando São Fidélis era apenas Curato de Campos dos Goytacazes, e foi a primeira fazenda a receber luz elétrica na Região Norte Fluminense.

Após passar por vários proprietários, a fazenda ficou um bom tempo abandonada, tendo pertencido aos herdeiros da família do saudoso empreendedor e fazendeiro Pedro Barbosa, cujo nome do casarão tem por homenagem ao santo São Pedro. Ao longo dos anos, o casarão sede da fazenda entrou em ruína, perdendo boa parte de sua estrutura predial e acervos mobiliários.

Por sorte, nos últimos três anos, a fazenda foi comprada pelo empresário fidelense Badger Barcelos Hentzy. Com enorme sensibilidade e preocupação pela valorização dos bens históricos e culturais da cidade, o empresário fidelense investiu pesado na restauração total do casarão, além de tornar a fazenda São Benedito novamente produtiva.

Por conta do seu gesto em prol do bem da memória histórica, Badger recebe certificado de honra ao mérito pela Associação Cultural Fidelense. Das reminiscências de um passado, ao sair do estado de ruínas, o casarão revive, a partir de agora, a suntuosidade nos seus mínimos detalhes aos olhos de qualquer apreciador de um bem histórico/cultural no qual se faz presente parte da identidade de um legado cultural do seu povo que convida a revisitar a história de um passado pelo seu interior.

Alguns móveis antigos sobreviveram durante o tempo que permaneceram entre os escombros e ruínas, e foram restaurados. Os que não puderam ser recuperados, o proprietário adquiriu réplicas para compor parte do acervo bem próximo do original. Na área externa – observam-se os detalhes das pedras, fachadas e belas palmeiras imperiais dando todo um toque especial de beleza à localidade cuja história não se apaga, assim como os porões onde se guarda os vestígios do período da escravatura.

Destaca-se, ainda, o valor cultural contido em toda sua história, o qual não se pode esquecer, pois, a velha fotografia já desgastada pelo tempo, mostra que foi na fazenda São Benedito que nasceu a primeira banda de música formada por escravos e descendentes com incentivo e apoio do Barão de Vila Flor.

Para comemorar a finalização da restauração do casarão, sendo parte de um dos locais onde se deu a abertura da história econômica do período áureo do Café, social e cultural da cidade, o proprietário abriu as portas do casarão para convidados no dia 29 de Junho – cujo momento contou com celebração de uma missa de ação de graça e, em seguida, uma festa junina bem descontraída entre os convidados presentes.

O arquiteto responsável pelos trabalhos na restauração do casarão – foi Jackie Francione Trindade. Em entrevista, ele disse que foi um grande desafio por conta do estado crítico em que se encontrava o patrimônio em estado de ruína.

Por Nelzimar Lacerda






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740