Colégio Estadual de São Fidélis realiza culminância em face da participação no Concurso Cultural promovido pela Secretaria de Estado de Educação em homenagem aos 80 anos de Marinho da Vila. O tema proposto foi: ‘Na minha escola todo é bamba: todo mundo lê, mesmo quem não samba’, realizou sua culminância aberta para o público escolar e a reportagem do SF na quinta-feira (27).
Com base no documento endereçado à rede estadual d e ensino médio, o concurso é composto por quatro modalidades: concurso de paródias intitulada “Canta, canta minha escola”; concurso de poesia “Improvisamba”; concurso de redação “Martinho da Vila: quizombas, andanças e festanças”; concurso de desenho e pintura “Fantasias, crenças e crendices” sendo que esta modalidade deve partir das impressões do artista descritas em sua obra, na qual o compositor, partindo de impressões pessoais, mescla ficção e realidade, abordando temas ligados à religiosidade brasileira. Ou seja, a proposta oferecida é a criação de pinturas que interpretem as concepções de Martinho da Vila descritas na obra, que desenvolvam o respeito e a tolerância religiosa.
Sendo assim, o Colégio Estadual de São Fidélis, considerado uma instituição de vanguarda em sua qualidade de ensino público e realizadora de várias performances e atividades culturais, que contou o corpo docente envolvidos no projeto com as turmas 3001, 3002 e 3003, cujos c professores responsáveis pelos trabalhos realizados com os alunos das citadas turmas foram: Sônia Sóta, pelo PLE Rosemary Vanderléa, Maria Pires, Shyna e Alda Geórgia.
Quanto aos trabalhos apresentados pelos alunos, destacam-se roda de samba, paródia e poema musicalizado em forma de rapper produzido pelos alunos, além de corredor cultural com exposição de pinturas ressaltando tudo que envolve a obra e vida de Martinho da Vila. Quanto ao cronograma definido pela Secretaria Estadual de Educação para envio de todos os trabalhos produzidos – a instituição terá até 30 de novembro. Boa sorte a todos!
Por Nelzimar Lacerda