Cesf participa de concurso cultural “Na minha escola todo mundo é bamba: todo mundo lê, mesmo quem não samba” em homenagem aos 80 anos de Martinho da Vila

28 de setembro de 2018

Colégio Estadual de São Fidélis realiza culminância em face da participação no Concurso Cultural promovido pela Secretaria de Estado de Educação em homenagem aos 80 anos de Marinho da Vila. O tema proposto foi: ‘Na minha escola todo é bamba: todo mundo lê, mesmo quem não samba’, realizou sua culminância aberta para o público escolar e a reportagem do SF na quinta-feira (27).

Com base no documento endereçado à rede estadual d e ensino médio, o concurso é composto por quatro modalidades: concurso de paródias intitulada “Canta, canta minha escola”; concurso de poesia “Improvisamba”; concurso de redação “Martinho da Vila: quizombas, andanças e festanças”; concurso de desenho e pintura “Fantasias, crenças e crendices” sendo que esta modalidade deve partir das impressões do artista descritas em sua obra, na qual o compositor, partindo de impressões pessoais, mescla ficção e realidade, abordando temas ligados à religiosidade brasileira. Ou seja, a proposta oferecida é a criação de pinturas que interpretem as concepções de Martinho da Vila descritas na obra, que desenvolvam o respeito e a tolerância religiosa.

Sendo assim, o Colégio Estadual de São Fidélis, considerado uma instituição de vanguarda em sua qualidade de ensino público e realizadora de várias performances e atividades culturais, que contou o corpo docente envolvidos no projeto com as turmas 3001, 3002 e 3003, cujos c professores responsáveis pelos trabalhos realizados com os alunos das citadas turmas foram: Sônia Sóta, pelo PLE Rosemary Vanderléa, Maria Pires, Shyna e Alda Geórgia.

Quanto aos trabalhos apresentados pelos alunos, destacam-se roda de samba, paródia e poema musicalizado em forma de rapper produzido pelos alunos, além de corredor cultural com exposição de pinturas ressaltando tudo que envolve a obra e vida de Martinho da Vila. Quanto ao cronograma definido pela Secretaria Estadual de Educação para envio de todos os trabalhos produzidos – a instituição terá até 30 de novembro. Boa sorte a todos!

Por Nelzimar Lacerda

 

 






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740