Clientes do Banco do Brasil ficaram indignados nessa manhã de sábado (30) ao irem à agência e, simplesmente após a espera de mais de hora na fila para fazerem saques, entretanto, a maioria foi surpreendida quando chegou a vez de usar uma única máquina disponível para saques, e nada de dinheiro porque as cédulas acabaram, bem como segundo informações de vários clientes que haviam conseguido sacar dinheiro mais cedo, apenas só poderia sacar 600,00 e somente cédulas de 10,00 ou 20,00 que saíam.
Levando-se em conta que a folha de pagamento da prefeitura já estaria liberada desde a sexta-feira, no decorrer da noite, poucas pessoas sabiam e, assim sendo já era esperado que no fim de semana o fluxo de pessoas para retirarem dinheiro para pagarem as contas ou fazer suas compras iria ser grande.
“Poxa, preciso sacar dinheiro para fazer a compra do mês, de modo ainda que sábado é o único dia por eu não estar trabalhando e posso fazer isso. Mas não, venho ao banco retirar meu dinheiro e encontro essa situação. Isso é uma falta de respeito com o cliente e na hora de descontar e cobrar taxas exorbitantes de juros e outros serviços que nem usamos a mais, o banco faz sem sequer a gente saber. Tenho conta aqui há mais de quinze anos, e, sinceramente, estou tão revoltado que minha vontade é de tirar minha conta daqui. A gente trabalha a semana toda e o único meio de se resolver algumas coisa essenciais, é no fim de semana e agora, o que vou fazer?”, afirmou José Ricardo de Souza Braga.
No momento em que a reportagem estava fazendo uma imagem dentro do banco para registrar a fila de pessoas que não conseguiram fazer seus saques, o guarda que estava de plantão, apareceu para informar e pedir desculpas a todos e que somente a partir de segunda-feira 02) a partir das 6h da manhã é que se poderá fazer saques.
Ainda, o guarda quis saber a identificação da nossa reportagem e alegou que não poderia ser feita nenhuma imagem dentro do banco, de modo que não fosse usada imagem para compor a matéria, apesar de ter sido muito educado. Como é de conhecimento de qualquer profissional de imprensa que há sim restrições quanto ao uso de se fazer imagens de circuito interno de qualquer banco, mas, de qualquer forma, não se poderia deixar de informar sobre o ocorrido e com veracidade dos fatos. Quanto as imagens, elas garantirão a qualquer cliente que se sentir prejudicado financeiramente, caso queira pleitear alguma ação e se for com base legal, serão disponibilizadas.
É bom que se saiba que o jornalismo tem de estar a serviço do público e do social, quando se sabe ainda que banco é um lugar público. Então, a reportagem devolveu a resposta a ele ao dizer que é dever do profissional de imprensa dá informação e que tal fato já serviria de alerta para os demais que iriam tomar conhecimento dessa situação, o que evitaria a possível ida de outras pessoas ao banco na esperança de sacar dinheiro, mas sem sucesso.
Infelizmente, se um turista por acaso estiver passeando pela cidade e, de repente, precisar sacar dinheiro no BB, como fica a imagem disso tudo? E se alguém precisar viajar às pressas ou por quaisquer outras eventualidades precisar recorrer ao banco para retirar dinheiro e não tendo outro meio, qual será a solução?