Os alunos do Colégio Estadual de São Fidélis (Cesf) – através de estudos ligados ao setor de empreendedorismo, realizaram mais uma edição do Show de Talentos na tarde desta quinta-feira (28) no Salão Nobre do colégio.
O evento contou com a participação de vários alunos sob direção da professora Sônia Sóta, e apresentaram várias performances de música, dança a teatro mudo e de sombras. Antes da abertura, foi apresentado um vídeo/institucional sobre a área de atividades ligadas ao empreendedorismo no qual os alunos desenvolvem suas atividades.
O CESF é considerado um colégio de vanguarda, de modo sempre contou com uma safra de estudantes talentosos. Por ele passaram diversas pessoas que se encontram muito bem sucedidas profissionalmente em diversas áreas e espalhadas pelo Brasil e até no exterior.
Considera-se que a instituição faz jus à essência da pessoa que foi o comendador Clarimar Fernandes Maia, que tinha uma preocupação e luta pelas áreas da Educação e Cultura em São Fidélis. Tanto foi assim que ele ajudou a construir e doou o prédio da Associação Musical 22 de Outubro, para que a sociedade musical tivesse sede própria, e também o próprio prédio do Colégio Estadual de São Fidélis foi uma doação sua.
O marco doutrinal da instituição apresenta as seguintes premissas:
– fazer com que tenhamos uma sociedade mais justa, igualitária, que garanta oportunidades aos cidadãos e, consequentemente, o desenvolvimento de suas potencialidades;
– Um cidadão crítico, consciente de seus direitos e deveres, que seja capaz de interferir positivamente em seu meio e, sobretudo, em sua vida;
– Capacitar o cidadão para lidar com as constantes transformações da sociedade globalizada, em seus aspectos socioeconômicos, ambientais e tecnológicos;
– Uma escola ciente das necessidades da nossa comunidade, que seja instrumento capacitador da sua clientela, ampliando sua visão de mundo, tornando-a consciente de seu papel como agente transformador capaz de atuar de forma a superar e/ou minimizar tais necessidades.
Ainda, o CESF tem como missão preparar os alunos para a cidadania plena, dotando-os de valores compatíveis com as aspirações da sociedade atual. Éticos e cientes de suas responsabilidades sociais e ambientais.
Como visão de futuro, o CESF deseja ser referencial na comunidade de uma gestão democrática e uma prática pedagógica comprometidas com o sucesso pessoal e profissional do corpo discente. Já com relação aos valores, destacam-se: educar para a solidariedade, justiça, ética, honestidade, cooperativismo e conhecimentos tecnológicos e científicos.
Por Nelzimar Lacerda