Colégio Fidelense completa 78 anos cujo fundador foi Francisco Calomeni

17 de março de 2018

A mais antiga instituição de ensino do 1º ao 2ª grau da rede particular de ensino dentro do município acaba de completar 78 anos, pois trata-se do Colégio Fidelense. A programação de fechamento comemorativo foi realizada neste sábado cuja programação contou com missa, passeio ciclístico e almoço com música ao vivo com a participação da banda “Dose Dupla”.

O Colégio Fidelense é considerado uma instituição de tradição, pois agrega uma série de valores importantes considerados exemplos com base na sua missão visão e valores. Diversos fidelenses que hoje são grandes profissionais em diversos segmentos profissionais e nas mais variadas vertentes culturais, sendo que muitos já faleceram e outros são casos de sucessos em suas carreiras dentro e fora do País.

O Colégio Fidelense tem como entidade mantenedora a Mitra Diocesana de Campos dos Goytacazes, dai a sequência de padres que passaram pela direção da instituição, tendo em vista por ser um colégio de tradição católica, mas que agrega em sua clientela alunos das demais denominações religiosas, o que prova e consolida a marca institucional em excelência da instituição escolar ao longo dos seus 78 anos de história. O atual diretor do CF é o padre Wallace de Azevedo, bem como conta com a diretora adjunta e/ou administrativa – Fátima, além de toda a equipe de professores capacitados e especializados em diversas áreas.

Sua estrutura física compõe-se de salas amplas e arejadas, salão, área coberta, Quadra de Esporte Coberta, parque infantil, sala de projeção com ar-condicionado, Laboratório de Informática, Sala de Artes, Biblioteca e auditório climatizado capacidade para 300 pessoas. O colégio ainda oferece também  Inglês, Ensino Religioso, Educação Física, Recreação e Artes.

História da fundação do Colégio Fidelense:

Tudo começou no dia 18 de março de 1940, há 78 anos com o senhor Francisco da Silva Calomeni, fundador do Colégio Fidelense, juntamente com Antônio Xavier Maia. Aderbal Costa e o renomado professor Expedito que lecionava latim na instituição.

De família de imigrantes italianos que, ao chegarem no Brasil estabeleceram-se em Campos dos Goytacazes. Seu olhar para a área de educação justificava-se por já ter no núcleo familiar professoras consideradas estimadas no setor de ensino, de modo ainda pela família ter tido também uma escola na mesma cidade campista. Sendo assim, ele resolveu trazer também uma escola para São Fidélis, e assim o fez ao fundar o Colégio Fidelense que até então era chamado de Ginásio Fidelense, bem como um internato para atender estudantes das regiões vizinhas. Francisco Calomeni era um homem dotado de espírito empreendedor. Ainda, fundou a fábrica de sapatos Coroados, (bairro este que tem uma das ruas com o seu nome), foi delegado da cidade e junto com outros fidelenses foi um dos fundadores do Clube Esportivo Fidelense. Em Campos possuiu uma padaria chamada Napoleão. Logo que veio para a “Cidade Poema” – radicou-se na localidade rural em Boa Hora, onde adquiriu a Fazenda Santa Vitoria e a fazenda Pedra Lisa em Cambiasca. À medida que a família ia crescendo, então resolveu vir para a cidade trazer os filhos para estudarem.

Confira mais imagens da cobertura da comemoração no link https://www.facebook.com/SaoFidelis/

https://www.facebook.com/SaoFidelis/videos/1794651880585860/

Por Nelzimar Lacerda

Colaborou – Claudia Maria Calomeni Willemann Campanelli 






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740