Conheça a história da família Larrúbia cujo nome de origem espanhol – lançada em livro ‘Raíces Fuertes’

18 de novembro de 2018

Laços que unem e contam a história, eis a família Larrúbia em lançamento histórico na noite de sábado (17), no Solar Hotel, cujo encontro reuniu várias gerações em conformidade com o próprio título do livro ‘Raíces Fuertes’ em que narra o contexto. A iniciativa da produção da obra foi dos primos, a fidelense e professora Noemi Larrúbia (trineta) e do jornalista Fábio Cardoso (tetraneto) que é da cidade de Campo Grande RJ.

A obra reúne curiosidades, documentos da época, assim como a árvore genealógica com mais de 1500 nomes. A pesquisa durou três anos e trouxe vasto campo de conhecimento documentado pelos pesquisadores. Nessa união para produzir a obra, eles escreveram desde a saída do casal Matias La Rubia de Cárdenas e Ana Vargas Róman – diretamente da Espanha para o Brasil em 1888. O casal veio com os quatro filhos, além de um prestes a nascer, pois Ana estava grávida do quinto.

Mesmo enfrentando todas as dificuldades tanto na Espanha e ao chegar no Brasil, o casal não se deixou abater e foi à luta para vencer as dificuldades, pois naquela época, a Espanha era considerada um país pobre, de modo outro, além de fatores demográficos e financeiros para investimentos, fizeram com que os espanhóis tentassem uma vida melhor em outros países, entre os preferidos destinos pelos imigrantes espanhóis estavam Argentina, Cuba e Brasil. Narra ainda no livro que em 1882 e 1930, cerca de 1.593.622 espanhóis imigraram para a Argentina e 1.118.968 para Cuba, sendo que no mesmo período – imigraram para o Brasil 567.176 espanhóis. Destaca-se que, no caso do casal Matias, os redutos principais onde a matriz familiar se estabeleceu – foram as cidades de Campo Grande RJ e Região Norte Fluminense – em especial, São Fidélis.

Outra passagem considerada importante diz que o governo espanhol obrigava os jovens a terem que entrar para o serviço militar, porém quem não desejasse ingressar teria que pagar uma alta taxa para não ser convocado. Ainda no rol das dificuldades para se sair em busca de melhorias em outros destinos, vale destacar que os custos com passagens eram considerados caríssimos.

Com isso, no caso da vinda dos imigrantes espanhóis para o Brasil – existia por parte do governo brasileiro um incentivo dos demais países, isto é, o governo custeava a passagem de navios para as famílias, visto que boa parte não conseguia arcar com os custos dessas passagens, daí explica-se a chegada dos navios que trouxeram os imigrantes espanhóis e outros mais.

Do ponto de vista histórico em relação ao contexto do processo da colonização, em especial, para as raízes familiares – a obra é considerada a primeira a trazer um documentário com diversas cópias de documentos e fotografias na materialização da pesquisa narrada, e de grande valor para as próximas gerações, visto que é importante se conhecer o passado em comunhão e entendimento com o presente, para se nortear o futuro. Muitas outras famílias até então, realizam/realizaram encontros, mas não chegaram a traçar essa magna pesquisa documentada e registrada em livro – o que é diferencial e exemplo modelo que a família Larrúbia escreve para as suas próximas gerações e demais interessados na pesquisa, cuja obra estará disponível também na Biblioteca Municipal Corina Peixoto de Araújo.

O livro foi prefaciado pela bisneta do casal Matias – Cecília Castello Branco de Oliveira, que é mãe da atriz Carol Castro. E o próximo relançamento será no dia 24/11, às 16h, no espaço Larrúbia, cujo endereço é Caminho Cândida da Rosa, nº 17, Lameirão Pequeno/Campo Grande RJ

Imagens e transmissão por Nelzimar Lacerda

Errata: durante a transmissão  no live – onde se ouve Itália, corrige-se, pois trata-se corretamente Espanha

Colaboraram Fábio Cardoso e Noemi Larrúbia

https://www.facebook.com/SaoFidelis/videos/492945017878618/

 

 






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740