Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA) conta com nova diretoria eleita à qual tomou posse na manhã de terça-feira (17). Vale lembrar que o Conselho é paritário, isto é, composto por representantes do quadro governo e metade por representantes da sociedade civil organizada. O novo Conselho tem os seguintes nomes na nova diretoria: presidente: Michelly Mota; vice-presidente: Joel Barbosa.
A posse dos novos conselheiros contou com a presença do secretário municipal de Assistência Social, Victor Cruz. Na ocasião, a reportagem aproveitou o momento para um bate papo rápido com o secretário Victor Cruz que explanou um pouco sobre a situação da falta de repasses dos recursos por parte do governo estadual há três anos, fazendo com que o município arque sozinho com todas as ações da assistência no que se refere a manutenção dos programas sociais pactuados e mantidos no município.
E para complicar mais ainda, na semana passada o governo federal anunciou cortes drásticos para a área social no país, quando, programas sociais como CRAs, CREAs, Paif serão todos atingidos. Caso essa medida seja aprovada pelo Congresso na hora de votar o orçamento para 2018, esses programas poderão ser fechados por vários municípios em todo país, visto serem programas federais.
Sabe-se que sem os repasses, a maioria dos municípios pobres em matéria de arrecadação – não terão condições de manter os programas sociais. Todos esperam que Isso não aconteça, mas, se confirmar – será um caos na área social para os municípios e a população mais sacrificada, entre demais setores de atendimento essenciais – poderão ficar sem atendimentos importantes. Espera-se que essa medida não seja aprovada e o governo federal volte atrás.
Por Nelzimar Lacerda