Dia Mundial de limpeza de praias e rios reuniu diversas instituições para limpeza do rio Paraíba, distribuição de mudas e plantio de árvores

21 de setembro de 2019

https://www.facebook.com/SaoFidelis/videos/2441287896156636/

No dia mundial de limpeza de praias e rios numa realização da Marinha do Brasil neste sábado (21), dia da árvore – não poderia ser diferente em São Fidélis quando, na verdade, esse trabalho local já acontece desde 2000, instituído pela Colônia de Pescadores Z-21. Porém, mesmo com as ações de hoje conjunta com a Marinha do Brasil, diversas instituições numa ação integrada fizeram um grande mutirão de limpeza no rio Paraíba do Sul, além de distribuição de mudas de árvores e plantios às margens do rio.

As imagens mostram o quanto de lixos de diversas espécies foram retirados do fundo do rio e das margens como, por exemplo, garrafas Pets, colchões velhos, mesas, fogão, geladeira, sacos plásticos, pneus velhos diversos objetos velhos que foram descartados dentro do rio, conforme mostram as imagens estarrecedora de deixar qualquer pessoa que tem plena consciência, sensibilidade e respeito pelo Meio Ambiente muito triste e indignada.

Em entrevista a nossa reportagem o presidente da Colônia Z-21, Sirley Ornellas disse que, além de todas as ações realizadas durante o mutirão de limpeza no rio, que, logo após os trabalhos, o fechamento se daria com o lançamento do projeto “Tem peixe marcado na água” com a soltura de 350 curimatãs – uma espécie de peixe nativo do rio Paraíba do Sul, junto com o projeto Piabanha e a UHE em Itaocara, cuja espécie desapareceu do rio. Com essa soltura inédita em breve o peixe se multiplicará e o rio repovoado com eles estará.

Dentre as instituições nessa ação conjunta – marcaram presença: Colônia de Pescadores Z-21, pescadores artesanais da localidade de Ernesto Machado, Loja Maçônica 2 Salomão Luiz Gisnburg, Guardiões do rio Paraíba do Sul, grupo Unidos para a Natureza, guardas mirins da prefeitura, secretaria municipal de Desenvolvimento Ambiental, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Educandário Rainha dos Apóstolos e demais populares, inclusive, foi presenciado algumas crianças que vieram com os pais para ajudarem no mutirão de limpeza.

Um trabalho de conscientização e educação que, certamente, começa pelos pais e escolas de modo ser a única via proposta para transformação de base para que se tenha geração futura melhor e com mais qualidade de vida.

Imagens da cobertura por Nelzimar Lacerda

https://www.facebook.com/SaoFidelis/videos/499851234150304/






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740