Dia do Mundial do Meio Ambiente não há o que comemorar em relação ao Horto Municipal de São Fidélis, pois o mesmo encontra-se em total estado de abandono e degradado. Em face desta situação, um projeto foi elaborado por Nelzimar Lacerda e o engenheiro ambiental Namir Machado Jr. que, por um ato de comoção e amor a causa, ambos se desdobraram voluntariamente na propositura do projeto para tornar o horto municipal numa área de lazer totalmente revitalizada e autossustentável, de modo a ser uma vitrine e um cartão postal no município. No entanto, nada foi realizado nestes 18 meses, desde quando o projeto foi entregue à prefeitura.
Em 2015, por inciativa popular foi realizada uma ação de denúncia na qual provou que na gestão do ex-prefeito Luiz Feneme – o local passou a ser ponto de sucata de maquinários velhos e parados, bem como foi despejado dentro do horto meia tonelada de restos de entulhos das obras paradas. Mas tão logo a denúncia foi feita fundamentada e comprovada por meio de imagens e entregue na tutela coletiva em Campos dos Goytacazes, e acolhida pelo promotor dr. Marcelo Lessa, a gestão anterior foi notificada e teve que retirar todo o entulho lá despejado.
Dessa forma, a população continuou cobrando e monitorando o horto que também chegou a ser autorizado pela Câmara em 2017, para que fosse uma parte da sua área posta à venda, mas, em face de uma manifestação popular que causou repúdio na opinião pública por conta da ideia da venda – fez com que o governo voltasse atrás, e, assim sendo, não houve mais a intenção de vender parte da área do referido local, porém nada foi feito conforme se esperava a partir da entrega do projeto realizado e com articulação de duas empresas locais cujos empresários Badger Barcelos Hentzy e o representante da Liquigás em São Fidélis – Celso Dutra se manifestaram em abraçar a causa numa parceria entre o público e privado e assim sendo custear o valor orçado, tendo em vista as dificuldades de pelas quais passava o município financeiramente.
Logo, no início de fevereiro de 2019, os organizadores do projeto – Namir Machado Jr. e Nelzimar Lacerda foram ao gabinete do prefeito fazer a entrega em mãos, e participaram do encontro, além do prefeito Amarildo Alcântara, o Secretário Municipal de Agricultura, Pedro Guarino, a Secretária de Meio Ambiente Jadária Marchetti e a procuradora do município – Fernanda Valadão Escudini.
Confira o projeto na íntegra no link abaixo
Por Nelzimar Lacerda – São Fidélis RJ