Já são 17 Encontros Nacionais de Motociclistas realizados na “Cidade Poema” sob a organização do São Fidélis Moto Clube, conforme a última edição realizada há duas semanas. Esse registro entra para a história porque após todos os levantamentos realizados – o evento já supera todos os demais que fazem parte do calendário cultural municipal, principalmente a tradicional festa de São Fidélis, que, tirando a parte religiosa, afinal são 243 anos que acontece, entretanto, a parte de entretenimento da festa já perde há alguns anos para o evento dos motociclistas.
O evento é considerado o mais organizado e ordeiro porque jamais houve registro de brigas provocadas por conta de bebedeiras, ou quaisquer incidentes, ou seja, a segurança no evento não tem trabalho, ao contrário, na festa do padroeiro a situação é complicada. Ainda, leva-se em conta também a qualidade musical por ser um evento que conta com as melhores bandas de rock de alto nível musical. E o 17º Encontro deste ano não poderia ser melhor, e tem crescido a cada ano com a presença de público participante de modo ainda ter se tornado internacional por ter trazido este ano, por exemplo, participantes da Argentina.
Pensando bem, sugere-se aos organizadores, se possível for, no próximo que seja providenciado um pátio para colocação das motos, bem como que possa ser realizado um desfile de todos os motociclistas na avenida sete com as máquinas, para que a população possa observar glamour do evento.
Esse encontro pode ser considerado o mais gerador de receita para o comércio local, bem como o turismo local, haja vista que a ocupação da rede hoteleira é 100%. Se tivesse mais 30 hotéis na cidade, todos estariam lotados.
Esse encontro atrai pessoas de diversas cidades do País e do exterior. Portanto, é necessário um plano de gestão municipal que possa ajustar uma série de ações no sentido de melhorias e investimentos que vão desde o plano diretor da cidade, assim como o inventário turístico de modo a propiciar uma melhor organização dos produtos turísticos para fomentar a emancipação econômica do município. O município precisa investir e cuidar melhor dos espaços urbanos e das áreas ambientais como, por exemplo, do Horto Municipal que poderia ser uma área de visitação para os turistas com uma agenda cultural programada no local, principalmente em época de alta temporada.
Já se tem uma visão de que o evento dos motociclistas possa vir a se tornar um evento que vai agregar o maior fluxo de turistas no município assim como foi a festa da lagosta que ganhou status no marketing internacional por ter trazido várias delegações de alguns países a cada edição.
Confira nos links abaixo alguns dos flashes do que foi o último encontro realizado de 26 a 29 de setembro de 2024.
https://www.facebook.com/SaoFidelis/videos/1101666941522478
https://www.instagram.com/reel/DAgzmsKP5tT
https://www.instagram.com/reel/DAeyJ2hPWR9
https://www.instagram.com/reel/DAkOAyVO27X
Cobertura do evento por Nelzimar Lacerda