Equipe da revista eletrônica São Fidélis RJ lança campanha adote uma cirurgia de castração em cães criados soltos pelas ruas da cidade

20 de fevereiro de 2018

A equipe da a revista eletrônica São Fidélis RJ lança campanha  adote uma cirurgia de castração em cães criados soltos pelas ruas da cidade – cuja iniciativa irá fazer com que o número de nascimentos de cães seja reduzido drasticamente. De modo outro, a população canina criada pelas ruas ganhará uma qualidade de vida melhor, pois com o processo de castração elimina-se também uma série de doenças.

A campanha será aberta na primeira quinzena de março e qualquer pessoa física ou empresa poderá patrocinar com o valor da cirurgia que é de R$ 180,00. Para cada pessoa e/ou empresa que adotar a cirurgia irá receber um certificado Parceria & Solidariedade com os animais através da revista eletrônica.

Na última quinta-feira (15), a nossa equipe conseguiu apoio para a cirurgia dessa cadelinha que segue na imagem, e assim sendo foi realizado o procedimento cirúrgico de castração. A cadelinha Lohanna é criada solta pelas ruas do bairro Coroados, assim como há dezenas em toda parte da cidade. Além da castração, é de extrema importância que o animal conte com um tutor para cuidar dela após cirurgia, papel este essencial  após a cirurgia que requer cuidados, principalmente para as cadelas que passam pelo procedimento e precisam se recuperar com cuidados. A castração das cadelas é considerada muito mais complexa do que a castração do cão.

Desde 2014, a reportagem tem trazido à tona o debate sobre a situação da enorme quantidade de cães criados soltos pelas ruas da cidade e/ou abandonados à própria sorte.   Em agosto de 2015, foi feita uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal para tratar do assunto cuja iniciativa foi da Associação Cultural Fidelense juntamente com a revista SF RJ e demais lideranças e pessoas que acolhem e adotam animais de rua. Na ocasião, a segunda audiência pública que contou com a presença do veterinário Jorgeamado que foi convidado para falar sobre legislação e sugestões, entre elas, o senso animal e a castração através de projeto com base na legislação vigente, campanhas de adoção e etc.

As audiências contaram com a presença e participação até de alguns vereadores naquele momento, mas, infelizmente, nada das propostas debatidas e sugeridas por todos os que estiveram presentes, saíram do papel e discurso. Elas foram levadas pelo vereador Betinho que se comprometeu à época – de passar para seu irmão o ex-prefeito Feneme, que deveria tomar as medidas sugeridas, assim como até uma parceria para tentar solucionar o problema dos cães soltos pelas ruas, portanto, frisa-se: nada foi feito.

Há um grande interesse por parte de pessoas envolvidas na causa dos animais criados soltos pelas ruas da cidade – em retomar as discussões e propostas sugeridas para que  possam ser enviadas ao atual prefeito – para ver o que a administração municipal poderá  fazer para ajudar no controle desses animais.

Vale destacar que o número de acidentes causados pelos animais que vivem soltos pelas ruas – é considerado alto, assim como o risco de doenças que eles podem ser acometidos. Ainda, com base nas leis de proteção aos animais, é bom lembrar que quem comete maus-tratos aos mesmos responde por crime.

Por Jonas de Castro Almeida






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740