A 2ª edição do projeto “Eleitor do Futuro” através da parceria com a Escola Judiciária do Estado do Rio de Janeiro e a 35ª Zona Eleitoral – São Fidélis, vai acontecer na próxima segunda-feira (07) em duas instituições de ensino da cidade. O trabalho visa fomentar a consciência dos direitos e deveres dos cidadãos, em especial quanto aos seus direitos políticos, o conhecimento básico da legislação eleitoral, e o reflexo de sua participação, ou não, na vida política da nossa sociedade, junto aos jovens na faixa etária dos 11 a 17 anos, futuros eleitores, de modo ser o principal viés do Programa, que objetiva a promoção da cidadania. As ações acontecerão em dois tempos: a 1ª, às 14 h, no Colégio Fidelense; e, às 16 h, no CE Barão de Macaúbas.
O Juiz Titular da 35ª ZE, Dr. Otávio Mauro Nobre, irá pessoalmente ministrar a palestra aos alunos e futuros eleitores.
Após a palestra do MM Juiz, a servidora Elaine Machado, da EJE/RJ, que virá da Sede do TRE-RJ especialmente para os eventos, irá proferir outra palestra, com espaço para perguntas, dúvidas, e apresentação da urna eletrônica. A primeira edição do projeto aconteceu em 2011, cujas ações foram realizadas no Colégio Anglo e no CESF – Colégio Estadual de São Fidélis.Eis aí uma oportunidade para que todos os cidadãos, em especial, a classe jovem e adolescente possa ser conscientizada de que o exercício da cidadania inicia-se, exatamente, no processo de escolha e das responsabilidades que cada um tem, quando, na verdade, escolhe-se quem vai representar e administrar a gestão da coisa pública em todas as esferas dos poderes constituídos.
Considera-se que esse projeto seja bem vindo, principalmente, em ano que acontecerá as eleições municipais em todo o país, e, assim, todos possam ter um olhar reflexivo e fazer uma análise profunda para que não se cometa erros nas escolhas, sobretudo, diante de tantos escândalos de corrupção e desmandos por parte de diversos representantes que foram escolhidos pelo sufrágio universal.