De acordo com alguns levantamentos, vários municípios ainda não produziram seus inventários turísticos para que pudessem ter acesso a recursos federais disponibilizados no Ministério do Turismo. Para tanto, isso requer planejamento e adequação à lei 11.771/08, qual seja uma exigência do próprio MT.
A realização do inventário facilita na obtenção e liberação de recursos para o incentivo ao turismo, visto ser base de todo o processo do planejamento e instrumento de sensibilização do setor envolvido e dos munícipes.
O inventário é feito através de levantamento completo da oferta cultural e turística que cada cidade possui e deverá ser feito por meio de questionários, visitas aos estabelecimentos e registros audiovisuais, e que devem ser disponibilizados através do acesso à Internet.
O turismo é considerado a segunda maior indústria do mundo. Por conseguinte, tendo em vista a realização dos mega eventos que serão sediados no pais, aconselha-se que todas as cidades que ainda não formalizaram seus Conselhos Municipais de Turismo, bem como a produção do inventário, com certeza, será muito difícil para algumas conquistarem não só o “selo turístico”, bem como o acesso a recursos federais disponibilizados.
Vale ressaltar que vários setores têm que ser analisados no ato da construção do inventário como por exemplo: comércio turístico, gastronomia e meios de alimentação, serviços de hospedagem, serviços de Camping e de agenciamento. Ainda assim, há um outro processo nessa avaliação que envolve os seguintes itens:
1- Situação legal.
2- Infraestrutura.
3- Gestão do negócio.
4- Atendimento ao turista/visitante.
5- Gestão de qualidade.
6- Segurança para o turista/visitante.
7- Responsabilidade socioambiental.
8- Parcerias.
9- Cooperação.
10- Representatividade e atividades agregadas ao estabelecimento.
Na região Norte Fluminense, algumas cidades já se encontram adequadas à referida lei, bem como na conquista dos seus selos turísticos, entre elas destacam-se Campos dos Goytacazes e a cidade de Quissama.