Com lições aprendidas no auge da pandemia, os Festivais de Poesia Falada de São Fidélis, município do norte fluminense conhecido como “Cidade Poema”, atingiram um novo recorde de inscrições a partir da utilização de formulários virtuais de inscrição.
Os números demonstram a importância dos Festivais para o cenário cultural da região e a potência dos artistas fidelenses e visitantes a ser explorada. O Festival Aberto de Poesia Falada, em sua 12ª edição, alcançou a marca de 68 inscrições, totalizando mais de 200 poemas participantes. Há inscrições vindas de municípios de todas as regiões do estado do Rio de Janeiro, bem como participações de poetas capixabas e mineiros. Enquanto isso, o VII Festival Estudantil de Poesia Falada, exclusivo aos estudantes das redes pública e particular de São Fidélis, atingiu a impressionante marca de 91 inscrições, ultrapassando o número de 170 poemas, mostrando que a nova geração de poetas fidelenses vêm com muita energia. São mais de 20 instituições representadas por alunos dedicados a celebrar a arte da palavra e manter viva a Cidade Poema.
Seguindo os regulamentos, amanhã, dia 08, comissões julgadoras se reunirão para selecionar os poemas a serem classificados para a final do VII Festival Estudantil de Poesia Falada, a ser realizada no dia 17 de novembro, e para a semifinal do XII Festival Aberto de Poesia Falada, no dia 18 de novembro, sempre às 19h, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal Corina Peixoto, no Centro de São Fidélis-RJ.
As imagens ilustrativas são IV festival realizado em 2012
Por Nelzimar Lacerda