A festa de São Fidélis 2018 teve sua abertura na última sexta-feira (20) com uma grade de programação que contou com a abertura da feira de artesanato, inauguração do canteiro de barracas da festa do padroeiro nos espaços da antiga quadra de esporte Humberto Lusitano Maia cuja apresentação musical foi com a banda Café Tropical. Já os shows de entretenimento no palco 1aconteceram com a dupla sertaneja Júnior & Gustavo na sexta-feira, e no sábado o show ficou por conta de Glauco Zulo, além dos shows no palco 2 com demais grupos musicais da cidade.
Seguindo a programação, a parte cultural contou com a participação de performances do Studio de Dança Alexandra Genazio na reinauguração da revitalização do Museu Memorial “Terra de Luz” bem como agora Museu Casa Corina Peixoto de Araújo, além da inauguração da iluminação artística da Praça Guilherme Tito de Azevedo e, também, da reinauguração da reforma e revitalização antiga da Praça Benedito Passarinho (em frente ao Hospital Armando Vidal e Prefeitura).
Ainda, compondo o resumo da programação realizada nestes dois primeiros dias, destacam-se durante a abertura da Mostra Fotográfica Cristina Costa – intitulada “Retratos” pelos 30 anos de fotografia em São Fidélis, que contou com a participação do grupo musical 5º Elemento que fez uma apresentação musical no Anfiteatro da Biblioteca e a Bamadap – Banda Marcial Dário Portugal Freixo que, juntamente com integrantes do jongo de Miracema – participaram também da cerimônia de reinauguração da revitalização do museu. Todos os convidados foram recebidos com um coquetel após o cerimonial numa realização da Prefeitura Municipal de São Fidélis e Secretaria de Cultura e Turismo.
Vale destacar que essa praça teve suas obras iniciadas em fevereiro de 2013 na gestão anterior, mas as obras ficaram paradas assim como outros diversos canteiros, entre eles, as das obras da antiga quadra de esporte Humberto L. Maia.
Ainda sobre a revitalização do Museu Casa Corina Peixoto de Araújo, é considerado importante ressaltar que, de fato foi um marco muito ímpar no que tange o papel da cultural – para tornar um museu mais dinâmico, interativo e conceitual – cujos aspectos relevantes no sentido de nortear e conceder visibilidade e releitura da identidade da memória histórica local, bem como passa a ser uma referência em visitações de espaços culturais da Região.
O evento contou com a presença de familiares do “Barão de Vila Flor”, entre eles, Dra Andrea Moreira e Dr. Jaime Moreira de Luna, ambos os netos de João Manoel de Souza “Barão de Vila Flor”. Dr. Jaime não pôde estar presente por conta de compromissos de trabalho e viagem fora, mas, mesmo assim – enviou um vídeo gravado com sua fala na qual teceu agradecimentos especiais a todos os munícipes, prefeito Amarildo Henrique Alcântara e ao Secretário Municipal de Cultura e Turismo – Ely Corrêa pelas ações realizadas em prol da preservação da memória histórica e cultural da cidade.
Todo o processo de revitalização do museu passou por uma avaliação anteriormente, da Coordenadora de Museus da Secretaria de Estado de Cultura, Luciene Figueiredo – que muito contribuiu para que os espaços passassem por uma requalificação bem direcionada ao contexto da memória histórica e identidade cultural do município. A responsabilidade da organização dos trabalhos de decoração ficou por conta da profissional de Design de Interiores – Irenides Werneck.
Por se tratar de uma programação extensa, assim sendo a reportagem divulga nesse resumo sobre os dias de cobertura na sexta-feira e sábado (20 e 21/04), seguem abaixo alguns links das transmissões ao vivo, assim a programação completa de toda a festa, além de muitas outras imagens que poderão ser vistas e compartilhadas no facebook da página da revista cujo link é só acessar https://www.facebook.com/SaoFidelis
Reportagens e imagens – Nelzimar Lacerda