Já dizia o ditado: quem pouco tem, sempre é quem mais doa e se faz presente. Assim se pode resumir um caso especial envolvendo algumas meninas funcionárias do setor da farmácia do SUS em São Fidélis, que conseguiram organizar um café confraternizador com os pacientes que fazem parte do dia a dia da farmácia por dependerem de medicações para tratamentos afins e uso contínuos.
Segundo uma das atendentes que lidam com os usuários da farmácia – na maioria dos casos são pessoas humildes, simples e com saúde debilitada e, por muitas vezes, por conta desse contato quotidianamente, alguns funcionários acabam se tornando amigo psicólogo por ouvi-los, dar atenção e uma palavra de força e fé. Muito triste ainda quando muitos chegam à farmácia e o remédio está em falta e aí a tristeza dobra, mas a gente tenta fortalecê-los para terem um pouco de paciência.
“Sabemos ainda que muitos passam por dificuldades diversas, boa parte moram na zona rural e tem que se deslocar e às vezes nem tem como tomar um cafe direito e sustentável pelo tempo que levam para se deslocarem e retornarem aos seus lares, pois vêm de longe e enfrentam estradas e etc”, afirmou a funcionária.
A organização foi exclusivamente delas e contou com apoio daqueles que tinha condições de doar algum produto para o café natalino e com direito a uma decoração – enfim, tudo simples e muito bem preparado. Confira nas imagens abaixo os flashes do encontro confraternizador.
Por Nelzimar Lacerda
Foi um momento de satisfação