Grande público na noite de folia na Cidade Poema com o desfile das escolas de samba.

16 de fevereiro de 2015

O desfile das escolas de samba do carnaval fidelense levou grande público para a avenida na noite de domingo (15). A primeira escola a desfilar foi a Acadêmico Grêmio Recreativo da Ipuca, nas cores vermelho e branco trouxe o tema: “Ser diferente é normal. Na Ipuca todo mundo é igual”. O carnavalesco que assina os trabalhos da escola este ano é Josiel Larrúbia e a agremiação contou com 300 componentes na avenida.

A segunda escola a se apresentar foi a Unidos de Vila dos Coroados, nas cores vermelho, amarelo e preto, preferiu repetir o tema do carnaval do ano de 2006,quando se tornou campeã, ao falar sobre o circo. Apesar do atraso excedente além do permitido pelo regulamento e, também, com número bem reduzido de seus componentes em relação aos carnavais anteriores, a escola ainda assim conseguiu mostrar um bom carnaval na avenida. 

E para fechar a noite, a terceira e última escola a entrar na avenida foi a Grêmio Recreativo União São Vicente, campeã do carnaval de 2014, nas cores azul e branco trouxe para a avenida o tema: O mundo encantado: entre herois e vilões o bem sempre vence o mal, de autoria do compositor Carlos Pastor e o carnavalesco e coreógrafo da escola é Gerald Gonçalves.

O SF RJ resolveu destacar uma figura importante neste carnaval tendo em vista que, por ter sido a Cidade Poema fundada por dois frades italianos, assim sendo escolheu um dos destaques do carnaval que foi o italiano Filippo Giuliani, que há 11 anos sai da Itália para participar do carnaval fidelense. E, para ilustrar, é bom que se saiba que parte do contexto histórico do carnaval perpassa não somente pela Grécia antiga, como também envolve a Roma antiga e cuja festa se chamava “Carnavalis”. Para maiores informações sobre a história do carnaval no mundo e no Brasil com a chegada dos portugueses sugerimos o link http://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/quais-as-origens-do-carnaval-no-brasil-e-no-mundo,f808d8aec67ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html Além de desfilar sempre na Unidos dos Coroados, este ano particippu também do desfile da escola Acadêmicos da Ipuca – onde saiu em um dos carros abre-alas.

O resultado dos desfiles das agremiações será conhecido na quarta-feira (18) quando serão abertos os envelopes com as notas de cada integrante da comissão julgadora composta por 11 pessoas com currículo de experiência e formações acadêmicas em diversas áreas das artes e produções específicas e pesquisas sobre o carnaval. 

Após o desfile, os foliões puderam contar, de acordo com a programação do carnaval, com o baile show popular que ficou por conta de Nelson príncipe negro que fechou a noite.

Vale ressalta que toda a organização do carnaval fidelense passou a ser comandada desde 2014, pela Liesf – Liga das Escolas de Samba Fidelense e com apoio apenas da prefeitura municipal de São Fidélis – através da secretaria municipal de cultura e turismo que apenas repassa a verba em apoio a compras dos materiais para cada escola e cujo valor concedido a cada uma é de 50 mil reais. Confira nos links abaixo os melhores momentos registrados na noite dos desfiles das agremiações.

Reportagem e imagens: Nelzimar Lacerda






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740