Grupo Dançarte de São Fidélis foi 1º lugar no Prêmio Rio Sociocultural.

31 de maio de 2012

O grupo de dança Dançarte do Colégio Barão de Macaúbas e gerenciado pela professora de dança, Adriana de Oliveira – venceu o Prêmio Rio Sociocultural na quarta-feira, (30), na cidade do Rio de Janeiro. O evento foi realizado no Teatro João Caetano, onde estiveram presentes os dez grupos selecionados num total de 320 inscritos na 3ª edição do evento, cujas inscrições foram feitas no segundo semestre de 2011. Entre os dez finalistas, cinco grupos receberam um notebook e os demais 3 mil reais, além de concorrerem ao prêmio de cinco mil reais, neste caso, o total que o  vencedor levou em dinheiro foi de oito mil reais.

O Rio Sociocultural é considerado um grande projeto implantado pelo governo do estado e com parcerias de várias empresas, cujo objetivo é o de apoiar iniciativas de trabalhos por grupos e comunidades que tenham sido destacados por ações socioeducativas e culturais. Neste caso, o trabalho promovido pela dança com crianças e adolescentes considerados pobres e que vivem em situação de riscos e demais vulnerabilidades, favoreceu para que o grupo da professora Adriana conquistasse essa vitória.

O trabalho envolve todo um contexto de prevenção contra as drogas e gravidezes precoces, além de propiciar cuidados com o corpo, autoestima, disciplina e diálogo com a família. Considera-se que esse projeto implantado no Colégio Estadual Barão de Macaúbas deveria ser um exemplo a ser seguido em todas as instituições de ensino e demais associações de moradores, como forma de trabalhar as diversas modalidades através das variadas vertentes culturais como danças, teatro, literatura, cinema, biblioteca itinerante, enfim, projetos que pudessem merecer destaques como ação para a transformação e cidadania, muito além da própria inclusão sociocultural e gerenciadores de renda própria.

Entre os vários projetos inscritos em todo o estado do Rio, vale destacar que, da região Norte Fluminense, apenas São Fidélis e Macaé foram selecionados para a grande final. Ainda, destaque na apresentação do evento para a bailarina Ana Botafogo, que fez questão em parabenizar o grupo Dançarte e demonstrou interesse em vir à cidade para conhecer um pouco mais da realidade desse trabalho. Entre os representantes do governo e da Secretaria de Estado de Cultura, estiveram presentes representantes das empresas que apoiam o Rio Sociocultural, imprensa e atores como a Cinara Leal e Eduardo Coutinho. Dos veículos de comunicação da cidade e região, apenas a jornalista Nelzimar Lacerda esteve presente para cobertura do evento.







www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740