Mais uma escola a ser destaque na imprensa local pelos trabalhos ligados à arte cultural. Desta vez trata-se do grupo teatral da escola Municipal Mestra Maria Firmina que encerra hoje a última apresentação da peça “Meu Pé de Laranja Lima” baseado na obra do autor José Mauro de Vasconcelos – cujo livro completa 50 anos este ano.
Os alunos da escola Maria Firmina – através do professor de Língua Portuguesa e produção textual, Geraldo Evangelista, trabalharam a proposta da montagem da peça com os alunos que compõem o referido grupo selecionado para encenar a apresentação que teve estreia na última sexta-feira e termina neste domingo (11), às 17h na sala de apresentações da instituição municipal escolar e o convite simbólico custa apenas R$2,00 na portaria da escola com o grupo organizado responsável.
In tese, vale destacar o quanto as escolas em São Fidélis têm produzido e se destacado nas mais variadas vertentes culturais – além do ensino pedagógico diariamente. Essa integração de conteúdos transversais lincados nas mais variadas vertentes culturais (música, dança, teatro, literatura e etc), acabam por contribuir no aprendizado e satisfazer o próprio corpo discente e docente por estarem integrados no dia a adia dentro dos espaços escolares.
Dada a importante e relevância dessas atividades paralelas – é disso que a Educação no Brasil precisa, isto é, fazer com que o aluno tenha prazer de estar dentro da escola na contemporaneidade e produzir, de modo outro, é preciso também levar em conta que, para haver uma sintonia e maior e qualidade do ensino, é preciso pensar no papel importante da escola ser integral no País, e também maiores investimentos por parte dos governos.
Outro ponto a ser questionado – é com relação à lei como, por exemplo, a aplicabilidade de se trabalhar a música nas escolas cuja lei foi aprovada em 18 de agosto de 2008 – Lei 11.769 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da música nas escolas de educação básica, o que não é cumprida na maioria das escolas públicas de todo País porque o próprio governo federal não deu suporte financeiro aos municípios com poucos recursos para investir em melhorias, infraestrutura e planejamento para a educação musical no País. E assim segue em diversas outras áreas que requer melhorias no dia a dia da Educação no País.
Entretanto, em São Fidélis, por se tratar de o município contar com uma considerada ótima qualidade do ensino, e ainda com excelentes professores, essas produções são um esforço a mais e emprenho dos próprios alunos e demais profissionais da área de educação – tanto por parte de algumas escolas da rede de ensino público e particulares, sendo que, nesta última, não se pode comparar com as públicas porque as condições dos responsáveis pelos filhos são maiores pelas condições e interesse em investir na educação dos filhos e aí vão para as escolas particulares.
Logo, todos os envolvidos merecem e são dignos de aplausos pelo empenho em fazer sempre o melhor – e investir numa qualidade de ensino dos educandos da “Cidade Poema”, de modo outro – registrar tais acontecimentos como estes têm sido em relação aos trabalhos das escolas locais, é mais que dever de uma imprensa pontual em torcer e registrar os bons acontecimentos de exemplos e interesse público.
Por Nelzimar Lacerda
https://www.facebook.com/SaoFidelis/videos/2286387154722361/
https://www.facebook.com/SaoFidelis/videos/1941482662554157/