Hospital Armando Vidal completa 84 anos com uma comemoração realizada nesta sexta-feira com várias ações preventivas e informativas na porta da unidade

24 de agosto de 2018

Afinal, são 84 anos de fundação da Associação Hospital Armando Vidal. E, para comemorar essa data histórica para a instituição, foi realizada nesta sexta-feira (24), das 09h às 14h, uma comemoração com as equipes de atendimento e administração do hospital na frente da própria unidade hospitalar, onde várias ações preventivas foram disponibilizadas para os populares como: aferição de pressão arterial, testes de glicemia, informações básicas sobre nutrição, informações básicas e preventivas, vacinação, teste de glicemia nutrição e etc.

Ainda, durante todas as atividades pontuadas, a comemoração contou com  um momento cultural com a apresentação de Célia Furtado  no violão e voz, além de membros da Academia Fidelense de Letras e o grupo “Máscara do CESF com apresentação de teatro de sombra.

Após passar por momentos dificuldades em gestões anteriores, o HAV passou a ser administrado numa gestão compartilhada entre prefeitura municipal através de Acordo Conciliatório com aprovação e assinatura dos membros do Conselho deliberativo do HAV. O prazo de vigência do mesmo será por dois anos, sendo possível a prorrogação por mais um período.

 De certa forma, considera-se que nestes 15 meses de vigência do acordo conciliatório – várias benfeitorias para melhor atender à população foram realizadas. Segundo o gestor responsável pelo hospital, Felipe Mocaiber – mesmo diante de uma série de dificuldades financeira, ainda com tudo que já foi feito, mesmo assim ainda há muito para ser feito.  Dentre as realizações, destacam-se a reativação da maternidade, pois há anos que não nasciam crianças na cidade de São Fidélis, cirurgias de médio e pequeno porte são realizadas, Emergência e Urgência com médicos especializados no atendimento diário a quem necessitar, bem como uma UTI totalmente equipada com aparelhos de tecnologia de ponta.  (vide entrevista completa com o gestor).

Como foi fundado o HAV?

No dia 28 de agosto de 1934, no gabinete do prefeito municipal, foi realizada a primeira reunião da Comissão Organizadora do Hospital de São Fidélis. Estiveram presentes: Ernesto Machado, João de Oliveira, Dr. Theodoro Polycarpo, Dr. Godofredo Garcia Justo, Dyonisio Maia e o prefeito da cidade, Cícero Moraes. A verba para a construção do HAV surgiu da venda de 2000 (duas mil sacas de café) doadas pelo Dr. Armando Vidal, presidente do Departamento Nacional do Café.

Por tão nobre gesto, foi sugerido pelo Dr. Godofredo Garcia Justo, em assembleia, que fosse dado ao Hospital, o nome de ‘Armando Vidal’, sendo sugestão aplaudida pelos presentes. Sendo assim, chegou o grande dia e foi uma grande festa, pois, afinal, a cidade de São Fidélis ganhava um dos mais modernos hospitais da região.

A comemoração foi um banquete no salão do antigo Hotel Brandão, quando reuniu as mais representativas figuras do mundo político e social de São Fidélis. E era dia 07 de janeiro de 1937. O Hospital Armando Vidal representava mais uma demonstração à época da força do município na região. O arquiteto fidelense Ruy Fernandes Seixas, foi o autor do projeto.

https://www.facebook.com/SaoFidelis/videos/235438663833849/
https://www.facebook.com/SaoFidelis/videos/676633109375398/

Por Nelzimar Lacerda






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740