Não somente o Rio de Janeiro celebrou no sábado (20), dia do santo padroeiro da cidade carioca, mas em São Fidélis também no bairro Ipuca, foi celebrada a passagem do dia de São Sebastião na igreja que tem o nome do santo.
A programação constou de procissão às 19h e logo após, a missa em comemoração ao dia do santo. Ao final, foi aberto na cantina da igreja o momento de confraternização com a venda de pasteis e refrigerante. Já no domingo (21), após a missa dominical, houve o almoço de confraternização com vendas de tíquetes, e assim foram encerradas as comemorações do dia São Sebastião cuja igreja localiza-se no bairro Ipuca.
A Igreja, datada do século XIX, foi construída no alto de um outeiro, circundado de flamboyants, localizado na margem esquerda do Rio Paraíba do Sul. Do local descortina-se grande parte da área urbana da cidade de São Fidélis e de Ipuca (2º distrito). O adro da Igreja é pavimentado, em blocos de concreto sextavado e, em torno dele e da rampa de acesso, estão os cruzeiros de madeira, pintados de branco. No interior, merece destaque como manifestação artística incorporada, a imagem de São Sebastião, em madeira policromada, do século XIX.
Historicamente, a igreja é considerada a mais antiga da tradição católica no município, pois a primeira tentativa da fundação da cidade se deu exatamente na Ipuca. A igreja de São Sebastião foi a primeira a ser construída, a qual tem mais 200 anos. Porém, posteriormente, os fundadores cidade acabaram mudando de ideia. Assim sendo, a construção da Igreja Matriz foi planejada para outra localidade. Daí a igreja que seria a Matriz de São Fidélis não mais seria aonde é a igreja de São Sebastião.
A beleza da localização da igreja de São Sebastião é notória, fato este que conta com um cenário de beleza natural ao seu redor numa área considerada montanhosa e permite uma vista panorâmica fantástica, além do frescor que oferece para passeios como se estivéssemos num bosque. Mais imagens acesse o link https://www.facebook.com/SaoFidelis
Por Nelzimar Lacerda