Mais um ano se passou e o índice das estatísticas de acidentes ocorridos em São Fidélis aumentou de forma assustadora. Através de oficio encaminhado pela reportagem do site SF RJ ao comandante do DBM – Destacamento de Bombeiros Militar 2/5 – Leandro Paiva da Silva, para que fosse divulgado o quadro estatístico das ocorrências de 2013, de modo a ser considerada uma notícia de total interesse público, para que a sociedade de modo geral possa refletir sobre esse fato.
De janeiro a dezembro, o índice total de capotagens, colisões e queda motos somaram 175, de modo que esse número representa o dobro das ocorrências de 2012. Embora não se trata aqui do índice de mortos e feridos, porém sabe-se que houve vítimas fatais também.
In tese, a maioria das cidades brasileiras vivem uma guerra violenta em relação ao trânsito, sendo que boa parte dos acidentes que ocorrem no dia a dia são por conta das imprudências e de falta fiscalização com rigor. É muito comum, por ex., ver condutores irresponsáveis e até menores dirigindo ou pilotando motos por todas as vias públicas. Daí quando tais veículos são apreendidos numa blitz, muitos ainda conseguem retirá-los e retornam às ruas.
Ainda, com os incentivos fiscais concedidos pelo governo nos últimos anos, para aquecer a economia e a indústria automobilística, fato este que contribuiu também para que as cidades fiquem entupidas de carros, por conta das facilidades na compra de carros e motos que se tem atualmente.
Cidades pequenas como São Fidélis, considera-se que não há necessidade para que as pessoas utilizem tantos veículos automotores, o que tem acarretado transtorno, riscos de toda ordem nas vias centrais da cidade, causando também um mal estar e estresse nas pessoas. Falta conscientização por parte das pessoas sobre a preservação da própria vida, bem como respeito às leis de trânsito e ao meio ambiente.
Confira abaixo o quadro com todos os tipos de ocorrências atendidas pela corporação de São Fidélis e a qual tem sido incansável pelos grandes serviços prestados.