A campanha eleitoral começou neste domingo (27) em todo o país. Cento e quarenta e oito milhões de eleitores vão escolher os prefeitos e vereadores que assumirão os Poderes Executivo e Legislativo de 5.568 municípios. Os candidatos já podem pedir votos, fazer propaganda na internet e distribuir material gráfico. Porém, o horário eleitoral na televisão e no rádio começará no dia 9 de outubro e vai até 12 de novembro.
A data da eleição será em 15 de novembro (1.º turno) e 29 de novembro (2.º turno) para municípios com mais de 200 mil eleitores.
Ontem (26), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, alertou em pronunciamento sobre cuidados sanitários a serem adotados durante a campanha eleitoral. Para as eleições de novembro, foram adotados protocolos sanitários para proteger os eleitores, os candidatos e os agentes da Justiça Eleitoral durante todo o período de votação.
O ministro Barroso lembrou ainda que há outro vírus que ronda as eleições e que é capaz de comprometer a democracia. “Trata-se das notícias falsas, das campanhas de desinformação e de difamação. Uma causa que precise de mentiras, de ódio ou de agressões não pode ser boa”, ressaltou.
Segundo o ministro, essa deve ser uma campanha com debate público de qualidade, franco e robusto, mas com respeito e consideração pelas pessoas e por suas ideias, mesmo que diferentes das nossas.
Eleições em São Fidélis
Em São Fidélis, trinta mil,novecentos e trinta e três eleitores estão aptos a votar no dia 15 de novembro deste ano, para escolher entre 7 candidatos, que estão disputando o cargo de prefeito, quem administrará o município por 4 anos. E também escolher entre 207 candidatos a vereador, 9 que ocuparão as cadeiras da câmara municipal, com mandatos respectivos de 4 anos cada, iniciando-se em 2021.
Comícios e passeatas ou eventos eleitorais semelhantes estão proibidos no início da campanha
Na última sexta-feira (25), Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro anunciou que vai orientar aos juízes eleitorais que sigam a regra vigente até 6 de outubro, do decreto estadual 47.287/2020, que impede a aglomeração de pessoas em áreas públicas. Assim, não poderá haver comícios, passeatas e eventos eleitorais semelhantes no início da campanha eleitoral, a partir de hoje (27).
A Emenda Constitucional 107 adiou as eleições deste ano para novembro e impôs também que os atos de propaganda eleitoral não podem ser limitados pela legislação municipal ou pela Justiça Eleitoral, “salvo se a decisão estiver fundamentada em prévio parecer técnico emitido por autoridade sanitária estadual ou nacional”. A proibição de aglomerações em locais públicos está explícita no artigo 5º, inciso primeiro, do decreto estadual 47.287/20.
Biometria
Por conta da pandemia do covid-19, não haverá identificação biométrica do eleitor nas Eleições 2020. Em São Fidélis, 29.188 (91,40%) do eleitorado possui identificação biométrica e 2.745 (8,60%) ainda não.
Horário da Votação
O horário de votação nas eleições municipais foi ampliado em uma hora por conta da pandemia da covid-19. As seções estarão abertas das 7 às 17 horas. E das 7 às 10 horas será um horário preferencial para as pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o novo coronavírus.
Entrevista com os candidatos
A revista eletrônica “São Fidélis – RJ” fará semanalmente, no próximo mês, uma rodada de entrevistas com os candidatos. A nossa redação entrou em contato com todos eles/assessores convidando-os. Na ocasião foi explicado que o encontro será on-line e terá a duração de 2 horas, que serão divididas em 6 blocos, com 20 minutos de duração. Em cada bloco será abordado um tema a ser escolhido por ordem de sorteio: educação; saúde; turismo e meio ambiente; infratrutura e mobilidade urbana; temas diversos e o último contará com a participação das pessoas que estarão assistindo a entrevista, que poderão fazer perguntas sobre qualquer tema ao entrevistado.
Dos 7 candidatos, 4 aceitaram prontamente em participar: Agápito Plovier, Henrique de Mutango, Higor Porto e Dr. Sebastião Neto. Já Amarildo Alcântara informou através de assessor que não partiparia; Celsinho Dutra informou que até gostaria, mas sua assessoria jurídica teria recomendado que não participasse; e Oberlan Plouvier informou através de assessor que também sua assessoria jurídica não teria no momento autorizado sua participação em Lives, entrevistas etc
Foi também informado ao candidato que não aceitou participar, que caso mudasse de ideia posteriormente, não seria permitida a sua participação, haja vista que será feito um sorteio no dia 29 próximo, às 21 horas, aqui em nossa página, entre os participantes para definir as datas da entrevista de cada um.
Ela ocorrerá em quatro quintas-feiras consecutivas do mês de outubro, iniciando-se no dia 8, das 19 às 21 horas. Ela será transmitida aqui em nossa página do Facebook, sendo mediada pelo jornalista Tony Roger (extinta SF News), com a participação da jornalista responsável pelo “SF-RJ”, Nelzimar de Lazerda, que fará perguntas aos entrevistados.
Saiba quem são os 7 candidatos a prefeito e vice-prefeito a São Fidélis (ordem alfabética e nomes de acordo com os escolhidos pelos canditados que estarão disponibilizados nas urnas):
– Agápito Plovier (prefeito) – PC DO B e Débora Nacour (vice-prefeita) – PC DO B;
– Amarildo do Hospital (prefeito) – SOLIDARIEDADE e José Willian (vice-prefeito) – PL;
– Celsinho do Gás (prefeito) – REPUBLICANOS e Fernando do Plínio (vice-prefeito) – REPUBLICANOS;
– Dr. Sebastião Neto (prefeito) – PSOL e Dr.ª Dídia (vice-prefeita) – PT;
– Henrique de Mutango (prefeito) – PODEMOS e Alarcon Lins (vice-prefeito) – PODEMOS;
– Higor Porto (prefeito) – PSC e DAVI (vice-prefeito) – PRTB;
– Oberlan Plouvier (prefeito) – MDB e Zé da SEMAF (vice-prefeito) – MDB.
Por Tony Roger, São Fidélis – RJ
Fotomontagem: Tony Roger (com fotos que serão exibidas nas urnas, que estão disponibilizadas no site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, as quais foram colocadas em ordem alfabética).