A associação Cultural de São Fidélis através do site SF RJ e mais o apoio do Sistema de Rádio Coroados iniciam uma campanha para recolhimento dos cães que perambulam pela cidade. Diariamente, uma grande quantidade de cães tem sido vistos circulando pelas ruas 24h. E várias pessoas têm sofrido ataques pelos animais, principalmente, quando estas trafegam de motos e bicicletas pelas vias públicas da cidade.
Além dos riscos para os transeuntes e a falta de respeito e proteção dos animais, envolve, também, uma questão de saúde pública e prejuízos à imagem da cidade, sobretudo, na área central onde é possível presenciar cães aglomerados nas portas dos estabelecimentos comerciais, na rodoviária e em todas as vias dos bairros da cidade.
Na manhã de quarta-feira (08) a reportagem presenciou um dos cães que se encontrava na rua Duque de Caxias, o qual apresentava um quadro debilitado, ou seja, o cão estava babando exaustivamente. Com o calor que tem feito, deduz-se que os bichos estejam passando sede e fome. Ainda, há o risco de contraírem raiva já que não se sabe se os mesmos são vacinados.
Apesar de o município não contar com nenhuma entidade civil organizada especificamente para proteção dos animais, o que dificulta na tomada de decisões e formalização de parcerias e cobranças afins, todavia, alguém precisa tomar uma atitude no sentido de ajudar a solucionar o problema.
O caso tem gerado indignação por parte de muita gente que, quase todos os dias, telefona para o sistema de rádio Coroados, bem como e-mails são enviados para a redação do SF RJ para que a imprensa local cobre soluções por parte do poder público.
Sendo assim, a intenção da Associação Cultural, tendo como presidente a jornalista Nelzimar de Lacerda, que conta com o apoio total da diretoria e demais populares, ao lançar essa campanha antes de qualquer tomada de decisão para uma possível ação no Ministério Público, caso a iniciativa não surta efeito dentro de 30 dias, solicita que os moradores de cada bairro que por ventura conheçam os donos dos cães, que repasse a informação no sentido de colaborarem e alertá-los para que recolham seus animais das ruas.
De acordo com algumas informações, boa parte dos cães tem donos, visto que há uma quantidade que apresenta bom estado fisiológico e encontram-se até com coleiras. Fato este que fez com que a entidade tomasse a iniciativa para que toda a população possa ajudar nessa campanha que tem por base os seguintes procedimentos:
1 – Identificar os possíveis donos dos cães para que os mesmos possam ser notificados a recolherem seus animais das ruas;
2 – Mobilizar as pessoas para que adotem um desses animais caso os que não tiverem seus donos identificados.
3 – Buscar parcerias com alguma instituição de referência a respeito de cuidados com os animais (ONG) ou, ainda, com a Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf) por ser uma instituição que conta com curso de veterinário, para que nos ofereçam medidas a serem adotadas.Para demais informações aos que realmente queiram abraçar a causa nessa campanha, favor entrar em contato através do Fale Conosco do site SF RJ.