Morreu neste domingo (02) a professora de dança Adriana Oliveira e fundadora do projeto Grupo Social Dançarte fundado por ela em 2000. Adriana era formada em Serviço Social, assim como militava na área de dança desde os bons tempos da academia Corpo e Ação e Souplesse escola de dança. Posteriormente, Adriana ingressou no quadro de servidores contratados da Secretaria de Estado de Educação, como animadora cultural e seu local de trabalho passou a ser o Colégio Estadual Barão de Macaúbas, de onde tudo começou com o projeto criado por Adriana. Adriana estava internada há mais de uma semana no Hospital Álvaro Alvim para tratamento de um câncer de útero, mas, infelizmente, devido ao estágio agressivo da doença, ela não resistiu.
UM POUCO DA HISTÓRIA DO GRUPO SOCIAL DANÇARTE CRIADO POR ADRINA OLIVEIRA
O grupo Dançarte surgiu em 2000 com apenas as alunas que participavam do desfile escolar dançando como baliza e, posteriormente, em apresentações em outros municípios. Com o passar do tempo o número de participante foi aumentado. Foi preciso a criação de um espaço apropriado para atender as necessidades dos alunos. No começo eram pequenas apresentações sem a preocupação com figurino. Em 2004, a professora de dança e responsável pelo grupo Dançarte – Adriana Oliveira passou a desenvolver espetáculos de fim de ano, sendo o primeiro espetáculo com o tema “Elementos e Movimentos” depois veio o espetáculo sobre “Cores” e depois Vale a pena ver de novo? “Uma viagem inesquecível.”
E assim sucessivamente, a cada ano um espetáculo que, somados com a trajetória histórica do grupo, já são ao diversos espetáculos desenvolvidos. Atualmente, o grupo conta com a participação aproximadamente 80 alunos de todas as escolas de São Fidélis e de todas as idades. Sendo que algumas alunas que iniciaram no grupo – ministram aulas em outros lugares como: Itaocara, Cambuci e Colônia. O grupo Dançarte participou do 2ª e da 3ª mostra de dança do TRIANON. Segundo Adriana, o objetivo maior é dar oportunidade a crianças que jamais teriam condições de frequentar uma academia ou uma escola de dança, bem como participar de várias apresentações.
O grupo Dançarte foi o 1º colocado no prêmio Rio Sociocultural de 2011, entre mais de 300 grupos de várias vertentes culturais de diversos lugares do Brasil, tendo sido super bem avaliado pela bailarina Ana Botafogo. De farto, a dança liberta, disciplina, educa e sensibiliza a alma. É assim que podemos definir esse trabalho que ao longo dos anos de sua existência e graças ao esforço da professora Adriana Oliveira que sempre lutou e contou com o apoio de pessoas e do comércio local para que, a cada ano, pudesse mostrar bonitos espetáculos em praça pública.
Por Nelzimar Lacerda