Para celebrar o dia do maçom – 20 de agosto, a reportagem do SF RJ não poderia deixar destacar um evento realizado há quase um mês, o qual foi considerado histórico por se tratar da sessão conjunta realizada pelas três lojas maçônicas da cidade de São Fidélis, e contou com forte presença de ilustres visitantes e membros de várias lojas maçônicas de outras cidades da Região.
Dando abertura ao projeto Maçonaria Unida” no dia 25 de julho de 2023, reuniram- se em Sessão histórica as três Potências Maçônicas Regulares do Brasil, presentes na região: Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro – GOB-RJ, Grande Oriente do Rio de Janeiro – GORJ e Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro – GLMERJ. A histórica Sessão Conjunta realizada na Centenária, e hoje Palácio Maçônico, Auxílio à Virtude No 0462 – GOB-RJ (São Fidelis), foi uma parceria realizada com as Lojas Salomão Luiz Ginsburg nº 036 – GORJ (São Fidelis), Salvador Silva Abreu No 114 – GLMERJ (Pureza – São Fidelis) e Auxílio e Fraternidade nº 1869 – GOB-RJ (Cardoso Moreira – RJ).
Tal iniciativa tem como finalidade estreitar ainda mais as relações e fortalecer as ações administrativas, operacionais e filantrópicas das Lojas Maçônicas de nosso Município e da região. A Sessão foi dirigida pelo Presidente da Loja Maçônica Auxílio à Virtude José Maurício Siqueira, sendo essa direção compartilhada com Márcio Fidélis Almeida Pontes, José Luiz Machado Alcântara e Carlos Magno de Menezes Belieny, respectivamente Presidentes das Lojas supracitadas Salomão Luiz Ginsburg, Salvador Silva Abreu e Auxílio e Fraternidade, os quais foram unânimes em suas falas, ao afirmarem que esse é o primeiro passo desse nobre projeto e que dando sequência à proposta comum, serão realizadas ainda três Sessões Conjuntas com o mesmo teor em suas respectivas lojas.
O Orador da noite foi o Dr. Luíz Francisco Gaudard Júnior, Ilustre Juiz do Tribunal de Justiça Maçônico do Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro, que destacou alguns tópicos dos Tratados de Amizade e Reconhecimento entre o Grande Oriente do Brasil e as potências maçônicas das lojas envolvidas na sessão conjunta. Ratificou ainda que as potências são unidades administrativas superiores e diferentes que agrupam diversas Lojas, mas que propagam a união e os mesmos valores e ideais, sendo esses os pilares da Instituição Maçônica.
A palavra de honra ficou por conta do Eminente Grão-Mestre eleito do GORJ, André Santos Wanderley, que parabenizou às Lojas envolvidas pela união e importância da Sessão memorável, o que fortalece ainda mais o cumprimento dos preceitos Maçônicos, tornando-os cada vez mais pujantes, registrando seu apoio incondicional à iniciativa.
A histórica sessão conjunta, que contou com a presença de mais de 100 Maçons, além da participação do Eminente Grão-Mestre eleito do Grande Oriente do Rio de Janeiro e do Ilustre Juiz do Tribunal de Justiça Maçônico do Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro, foi abrilhantada ainda por diversas autoridades Maçônicas e Presidentes de lojas das três potências participantes, e prestigiada por membros de 20 lojas, representando os municípios fluminenses de Aperibé, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Miracema, Rio de Janeiro, Santo Antônio de Pádua, São Fidelis, São João da Barra, Valão do Barro e de Pirapetinga MG.
Texto e imagens Via redação