Grupo de Teatro da Igreja Matriz de São Fidélis realizou na sexta-feira (14) o espetáculo da encenação do Auto da Paixão com a presença de grande público na Praça Guilherme Tito de Azevedo e demais adjacências por onde o percurso da apresentação se deu e o qual teve início no Alpendre da Igreja Matriz.
O espetáculo que entra no seu segundo ano de apresentação já está consolidado como parte da programação da tradicional festa do padroeiro. Um espetáculo emocionante cujo público acompanhou todos os pontos a cada momento da encenação. A direção do espetáculo é de Jean Paulo.
A realização do espetáculo este ano pôde contar, também, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e como o espetáculo ganhou uma dimensão estrutural importante, ele passa integrar a programação da festa do padroeiro, assim como o fortalecimento de apoio no próximo ano por parte do Conselho Municipal de Cultural será maior.
A cidade já está em ritmo de festa, após três anos sem que a população pudesse contar com uma programação na tradicional festa, assim como a presença de visitantes, turistas e fidelenses ausentes sofreu uma queda. A última festa de São Fidélis que contou com uma programação de shows, barracas, exposições e etc., foi em 2014.
Em 2016, mesmo com a programação religiosa sempre pontual, a festa foi considerada tão apagada que a rede hoteleira não contou nem com 50% de sua ocupação, houve uma queda muito forte para o comércio ambulante, levando-se em conta que até a vinda do parque de diversão foi suspensa pela primeira vez na história dos festejos tradicionais.
Entretanto este ano, a nova gestão municipal – através de um esforço, parcerias e, em conjunto com a Igreja Matriz, a festa retorna com sua forte programação que vai desde a religiosa, além da parte cultural, feria de artesanato e a de entretenimento com shows sejam no palco oficial e na tradicional barraca da festa do padroeiro.
Vale destacar que, vários comentários populares dão conta pela satisfação que a comunidade fidelense sentiu a ver a Quadra de Esporte Humberto Lusitano ser aberta com uma limpeza geral, cujas obras também serão retomadas, após quase quatro anos com as obras paradas, assim como a praça em frente ao hospital Armando Vidal.
Veja mais imagens na nossa página do facebook cujo link https://www.facebook.com/SaoFidelis/
Por Jonas de Castro Almeida