Quando o gesto de solidariedade torna-se o maior presente por parte de quem não quis receber um simples presente no seu aniversário, mas sim a doação de algo mais que essencial por uma causa social. Assim foi a solicitação de Maria Conceição de Almeida Santos, 85 anos completados no mês passado e, antes da passagem e comemoração do seu aniversário, simplesmente disse para os filhos e amigos que não desejaria receber nada de presente que não fosse uma lata de leite em pó para que fosse doado para a Pestalozzi.
Ela disse que tem um carinho muito especial pela instituição porque faz parte da vida e luta da sua falecida sogra – Ariny de Almeida Santos, sendo uma grande lutadora ao fundar a instituição no município. Ela contou que sua sogra teve um dos filhos, Asdrúbal de Almeida Santos, que foi acometido por uma paralisia infantil que o deixava com vergonha de ir para a escola de forma que a doença fazia dele uma criança triste. Entretanto, sua sogra com muita fé e luta conseguiu fazer com que ele superasse a doença e assim conquistasse o seu lugar ao sol de forma brilhante.
Dessa forma, tomada pela sensibilidade e experiências vivenciadas com demais situações no dia a dia por outras mães que tinham filhos especiais, Ariny foi à luta e conseguiu fundar a Pestalozzi em São Fidélis em 1980, cuja instituição é de suma importância para contribuição e apoio no desenvolvimento do processo ensino- aprendizagem das crianças que necessitam de um trabalho e acompanhamento especial.
E nesta terça-feira (19) dona Conceição foi recebida pelos alunos, funcionários e professores da Pestalozzi para então fazer a entrega do leite que conseguiu através da sua festa surpresa realizada na Pousada Beira Rio, onde cada um que foi abraçá-la levou o presente da doação. Foi uma emoção e alegria para as crianças que frequentam a instituição, bem como da diretora Lucélia Almeida (que é sobrinha de dona Conceição), professores e funcionários que compartilharam do momento registrado.
Maria Conceição de Almeida Santos, mãe de sete filhos, nascida em São Pedro do Paraíso, veio para a cidade de São Fidélis para estudar o antigo ginásio, foi casada com o renomado advogado fidelense Dr. Dinancy de Almeida Santos (in memoriam), tendo sido ele o fundador da OAB na cidade Poema. Ainda, Conceição foi uma das primeiras mulheres em São Fidélis a exercer a profissão de advogada, além de ter sido professora também na rede estadual.
Sempre defensora das causas sociais, ativa e atuante, Maria Conceição é o que soube resumir muito bem o poeta e amigo Jean Pierre que, durante presença na festa dela – foi capaz de expressar de forma carinhosa em verso e trova um pouco da pessoa de dona Conceição Maria.
Por Nelzimar Lacerda