A reportagem do SF RJ – atendendo aos pedidos dos moradores do bairro Coroados para que registrasse a situação em que se encontra o Valão Esperança que passa pelo bairro, foram feitas imagens em que comprovam a situação crítica pelo mau-cheiro, esgoto a céu aberto e a infinita quantidade de mosquitos que têm picados as pessoas e levando as mesmas a processos alérgicos graves, principalmente crianças e idosos.
De acordo com os moradores, a situação está tão grave que em determinados horários é quase que impossível ficar dentro de casa pelo mau-cheiro exalado em função dos horários de sol quente que fortalece mais ainda o exalar do indesejável odor.
A reportagem entrou em contato com o Secretário Municipal de Serviços Públicos – Eulices Quintan e, segundo ele, a secretaria já providenciou a compra de materiais de usos para proteção (botas e luvas) para que, até o meado de maio, trabalhadores da área de limpeza pública possam entrar no referido Valão para fazer uma limpeza geral. Ainda segundo o secretário, esse será o primeiro passo porque, de fato, o que precisará fazer mesmo é o remanilhamento (que ainda não tem data prevista), mas a limpeza estará acontecendo o mais rápido possível.