Museu Histórico de Campos abre suas portas através das redes sociais para divulgar seus atrativos e exibir seus acervos no cenário da cultura digital

25 de março de 2020

Em tempo de pandemia histórica que fez com que o mundo parasse por conta do novo Coronavírus, de modo ainda levou às pessoas ao confinamento e isolamento social para se prevenir do Covid-19, de certa forma, nada melhor para quem está e vive conectado 24 horas, eis um atrativo para os internautas que gostam de obter conhecimentos sobre ambientes culturais, visitas a museus e etc., cujo MHCG – Museu Histórico de Campos, abre suas portas através da sua plataforma digital, e assim oferece exposições e seus acervos através de images audiovisuais.

Uma forma considerável valiosa ainda mais neste momento no qual visa levar as pessoas, além de uma viagem de ganhos sobre conhecimentos da história, bem como a relaxarem a mente e quebrar a monotonia e o tédio de tantas informações que acabam por deixá-las mais desesperadas e deprimidas por conta da situação a que o mundo enfrenta com o Covid-19.

O projeto da construção de um site específico da Fundação Cultural Oswaldo Lima, cujo MHCG é parte desse produto da cultura local, já está em estudo e, segundo a historiadora e gerente do museu – Graziela Escocard, enquanto o projeto que é amplo e está em discussão com o setor de comunicação da prefeitura, ainda assim o museu já conta com enorme visibilidade e acesso para todos através das redes sociais, onde se pode acompanhar uma série de atrativos que são dinamizados diariamente no MHCG.

Para complementar essa publicação regional, o São Fidélis RJ, aproveita para divulgar um trabalho de pesquisa realizada pela graduanda em História pela UFF/Campos e estagiária no MHCG – Fernanda Pinfildi.

O objeto na foto trata-se de um florão, usado como base de lustre, que incorporava a arquitetura da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens. A devoção à Santíssima Virgem Maria, invocada como Nossa Senhora Mãe dos Homens, surgiu em Portugal, no século XVIII. Mas apenas em 1779, A Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens do Rio de Janeiro, começou a ser erguida.

No Brasil, há pouquíssimas igrejas dedicadas a Nossa Senhora Mãe dos Homens: pelo menos, 16 igrejas. Dentre os demais locais encontra-se em Campos dos Goytacazes-RJ. Em Campos dos Goytacazes, a Igreja foi erigida pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e está localizada no território paroquial da Igreja São Benedito. Em terreno doado pela Câmara Municipal na praça Praça São Salvador. Foi edificado um hospital, com poucos leitos, junto da Igreja, e um cemitério, na parte de trás do terreno.

A Rainha de Portugal Dona Maria I, mãe de Dom João VI, foi quem aprovou em 1792 o compromisso da Irmandade em formar a Santa Casa de Misericórdia como hospital beneficente, exemplo concreto da caridade operante das antigas irmandades religiosas. A Igreja se situava na parte da Praça São Salvador, na proximidade do Rio Paraíba, naquela que ficou conhecida como Praça das Quatro Jornadas, fazendo esquina com a “Estrada do Saco”, atual Av. Alberto Torres. Quem procurar a Igreja, o Hospital e o Cemitério só encontrará o atual Central Plaza Shopping. Todo o complexo foi demolido depois da transferência, em 1948, para o endereço atual (Av. Pelinca e Voluntários da Pátria).

Visite as redes sociais do museu e fique de olho no MHCG, através das redes Facebook e do Instagram: 💻https://www.facebook.com/museuhistoricodecampos/ 📲https://instagram.com/museuhistoricodecampos…
#MHCG #FCJOL #museuvirtual #museuemcasa
#museudecasa #museuhistoricodecampos 
#museuvivo #camposdosgoytacazes 
#camposdehistorias #pordentrodomuseu
 #deolhonomuseu #aquitemhistoriapracontar 
#ficaemcasa #covid_19 #deolhonoMHCG 
#santacasademisericordia

https://www.facebook.com/museuhistoricodecampos/videos/1080783472109694/

Via redação






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740