Número de acidentes no trecho da RJ 158 que corta pela Rua principal de entrada e saída da cidade, qual seja na Emygdio Maia Santos no bairro Coroados – reduziu significativamente após a colocação de quebra molas.
Faz três meses que os redutores foram colocados, bem como a iniciativa pela solicitação partiu da diretoria da Associação Cultural Fidelense após envio de ofícios ao poder público municipal e a realização de audiência pública alertando sobre a ameaça de um grupo de moradores que iriam fechar parte do trecho da rua em forma de protesto – para chamar a atenção dos agentes públicos sobre os altos índices de acidentes ocorridos há anos na localidade. Só em um dia foram registrados dois acidentes de moto no mesmo local e com diferença de apenas meia hora de uma ocorrência para outra próxima ao DPO cujas vítimas ficaram gravemente feridas.
Apesar de o Corpo de Bombeiros DBM2/5 ainda não ter repassado os dados oficiais sobre a redução conforme ofício ao comandante da corporação, mas já se sabe que houve uma redução das ocorrências no referido bairro. Anualmente, a redação oficial do site SF RJ divulga os dados estatísticos para que a sociedade e demais órgãos de governos possam tomar conhecimento dessas ocorrências, bem como facilitar num trabalho de conscientização e investimentos em políticas públicas. Somente em 2014 – foram registrados 270 acidentes, sendo com 06 vítimas fatais e não fatais somaram 335. Um aumento de 150% se olharmos os dados de 2013, quando o número de acidentes entre colisões foram 100. Vale ressaltar que tais dados das ocorrências não foram somente no trecho que corta pelo bairro Coroados, mas em outros trechos também do município.
Por: Nelzimar Lacerda